Primeiro empréstimo verde na América do Sul

22 November 2018

Empresa do ramo de máquinas para construção consegue primeiro crédito com critérios ecológicos na região.

Javier Balbín y Patricia Gastelumendi BBVA Ferreycorp 2 (1)

Javier Balbín (BBVA) e Patricia Gastelumendi (Ferreycorp).

O banco BBVA Continental assinou com a empresa peruana Ferreycorp, do setor de máquinas e equipamentos de construção, um empréstimo bilateral “verde”, no valor de US$ 70 milhões. É o primeiro empréstimo bancário corporativo na América do Sul assinado sob estas condições.

Um empréstimo é considerado “verde” quando sua finalidade é promover a sustentabilidade ambiental, e seja certificado como tal por um órgão externo. Estes certificadores atestam com um “green certificate” que o instrumento de dívida cumpre com critérios de sustentabilidade ambiental, social e de boa governança, em linha com os Green Bond Principles. Neste caso, a certificadora Vigeo Eiris foi quem atestou o empréstimo.

O negócio em questão está vinculado ao desempenho da Ferreycorp em determinados indicadores de boa governança específicos, de sustentabilidade e de responsabilidade social que foram atestados pela certificadora. Com isto, a Ferreycorp reestrutura parte de sua dívida financeira de curto e médio prazo, e a de suas subsidiárias Ferreyros, Unimaq e Orvisa.

“No ecossistema global de empréstimos verdes, o BBVA é pioneiro e promotor desta prática. É a entidade mais ativa em nível mundial, com 22 operações verdes por um total que supera os 13 bilhões de euros. No Peru, este acordo com a Ferreycorp nos orgulha e incentiva a continuar trabalhando com soluções financeiras que contribuam para o cuidado com o planeta”, afirmou Javier Balbín, Head of CIB Peru do BBVA Continental.

Patrícia gastelumendi, gerente corporativa de finanças da Ferreycorp, afirmou que “estamos orgulhosos de ser a primeira empresa de presença latino-americana em receber este tipo de financiamento, que expressa nosso compromisso com a sustentabilidade e a boa governança para criar valor na organização e na sociedade”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL