Primeiro Controlador de Carga com WI-FI industrial é da Empretec

By Luciana Guimaraes19 November 2021

A Empretec acaba de entregar para a Vale um controlador de carga, o primeiro a ser produzido no País para operar nos segmentos ferroviário e rodoviário.

Trata-se de algo inédito em território nacional.

O controle de carga que atenderá a Estrada de Ferro Vitória-Minas é o primeiro dos 16 equipamentos encomendados sob medida pela Vale, tradicional parceira da Empretec ao longo dos últimos 20 anos.

Projetado com produção em série e previsão de término de entrega dos demais até dezembro de 2022, o controlador de carga estabiliza o equipamento para que cargas sejam içadas em uma distância de até 6 metros.

Os acionamentos do equipamento possuem sensores (para leitura), evitando algum procedimento incorreto. Na prática, é um sistema com zero porcento de falha em segurança, tanto para o controlador da carga, quanto para o operador.

Diferenciais de funcionamento:

Equipamento possui tração indireta, ou seja, a própria máquina impulsiona a tração ferroviária.

O controlador de carga tem capacidade para 5 mil kg de carga com lança aberta em todo o raio de operação do guindaste.

O monitoramento e o controle do equipamento é via smartphone, devido ter Wi-Fi industrial, tecnologia (AGV) aplicada pela primeira vez no Brasil em um equipamento ferroviário, atendendo à demanda da indústria 4.0

Pode-se fazer downloads dos relatórios da operação, sendo que as informações ficam armazenadas por até 30 dias

Empresa atua em soluções e fabricação de equipamentos para o ramo ferroviário, a Empretec atua desde 1970 no mercado nacional e, exporta para outros países, tais como: Estados Unidos, Estônia, Alemanha, Suíça, Chile, Argentina, Peru e Bolívia.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL