Previsões para a indústria de acesso em 2023

Há uma abordagem cautelosa para o próximo ano na última edição da Pesquisa de Confiança de Acesso da AI sobre empresas nos setores de locação de acesso e manufatura.

Photo: KHL

Há uma abordagem cautelosa para o próximo ano na última edição da Pesquisa de Confiança de Acesso da AI, de empresas dos setores de aluguel de acesso e manufatura.

Para começar, o Índice de Confiança, no qual os participantes são questionados sobre como avaliam as oportunidades para seus negócios nos próximos cinco anos de uma pontuação máxima de 100, mostra uma média de 64,88 este ano, em comparação com 66,86 na pesquisa do ano passado.

Olhando para os anos recentes, o Índice de Confiança 2021 estava quase em seu nível mais alto desde o período que levou ao colapso financeiro em 2008.

Parte da razão para isto é que, no ano passado, o impacto direto do dia-a-dia da pandemia de Covid-19 havia diminuído significativamente em muitas partes do mundo.

Isto incluiu a América do Norte e Europa - lar de muitos dos fabricantes de equipamentos de acesso e das principais empresas de aluguel.

Estes foram os dias anteriores à crise energética, o início da guerra na Ucrânia e a inflação em flecha.

Havia a visão de que, com o Covid se tornando menos um obstáculo, a única questão real era a cadeia de abastecimento, que poderia ser trabalhada ao longo do tempo.

Crescimento previsto para o aluguel de acesso

Avançar 12 meses e o mundo se encontra em um cenário econômico muito diferente em geral.

Isto se reflete um pouco na visão combinada das empresas de locação, fabricantes e usuários finais que participaram, quando perguntados quais eram suas perspectivas para o ano seguinte.

Como sempre, há uma resposta mista, pois esta é uma pesquisa global, mas 17% não esperam crescimento, em comparação com 10% daqueles que responderam desta vez no ano passado.

Além disso, menos empresas estão esperando crescimento em 2023 e mais estão olhando para quedas.

14% dos entrevistados esperam um declínio de até 10% em 2023, em comparação com apenas 3% que há 12 meses atrás esperavam o mesmo para 2022.

As empresas de aluguel que participaram contam uma história semelhante - quase o dobro não previram crescimento em 2023, em comparação com as que participaram desta vez no ano passado.

A previsão é de um declínio de até 10% ao ano, em comparação com 11% na pesquisa deste ano.

No entanto, uma porcentagem maior de empresas de aluguel está procurando comprar novas máquinas no próximo ano do que há um ano, e menos estão esperando investir em equipamentos usados.

Access and rental industry sales predictions for 2023. Previsões de vendas da indústria de acesso e locação para 2023. (Gráfico: KHL)

Talvez este seja um sinal seguro de que, uma vez que a cadeia de abastecimento se torne mais fácil, haverá um movimento para recuperar o terreno perdido na introdução de novos kits em suas frotas.

Os fabricantes em geral também vêem menos crescimento no próximo ano e mais quedas em suas previsões de vendas para o próximo ano, enquanto os níveis de produção previstos são um pouco mistos.

O aumento de mais de 10% nos níveis de produção que se esperava que ocorresse este ano, com a esperança de que a cadeia de fornecimento já funcionasse por si só, foi frustrado. Na pesquisa deste ano, os respondentes são muito mais cautelosos em relação ao próximo ano.

Como as tarifas de aluguel mudarão em 2023?

Just 1% of respondents are predicting a price drop in 2023, while 63% believe there will be price increases if between 0-10%. Mudanças de preços esperadas em 2023, como visto pelos entrevistados da pesquisa de confiança Access (Gráfico: KHL).

Em geral, aqueles que participaram este ano também são mais conservadores em sua visão das tarifas de aluguel durante os próximos 12 meses.

Mais uma vez, o quadro global é misto, mas em geral há menos excitação para o mercado e uma abordagem mais cautelosa para as condições comerciais no próximo ano.

Uma visão geral nos comentários que recebemos daqueles que participaram da pesquisa, é que o mercado atual é bom.

Isto apesar dos desafios, mas uma desaceleração é inevitável devido à promessa de recessão em muitas partes do mundo.

Alguns apontam para a dificuldade crescente em adquirir financiamento decente no próximo ano e, em geral, soam uma palavra de cautela.

Predicted rental growth for 2023 Crescimento previsto para 2023 para os fabricantes de aluguel e acesso (Quadro: KHL)

Em comparação com esta época no ano passado, houve uma mudança de humor longe da idéia de que as coisas só podem melhorar.

Agora a percepção é que elas podem piorar num futuro próximo.

No entanto, as oportunidades de crescimento oferecidas à indústria de acesso em muitas partes do mundo, incluindo nações emergentes como a China, significará que a tendência de queda será interrompida em certos quadrantes.

Planos de investimento da indústria de aluguel para 2023

Table of rental companies who plan to expand their fleet in 2023 32% das empresas de aluguel que responderam dizem que não planejam mais compras no próximo ano, enquanto apenas 15% dizem que aumentarão sua frota (Gráfico: KHL).
                                                                                       
The table shows that the number of rental companies which plan to purchase new equipment has increased from last year. O gráfico mostra que o número de empresas de aluguel que planejam comprar novos equipamentos aumentou desde o ano passado, com 77% planejando adicionar novas máquinas a sua frota (Gráfico: KHL).
Crescimento regional para acesso e aluguel 2023
Regional growth for rental in 2023 O subcontinente indiano é talvez a região mais positiva para o crescimento em 2023, com 60% dos entrevistados prevendo um crescimento de pelo menos 10% no próximo ano (Gráfico: KHL).
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL