Presidente do Peru põe em dúvida ferrovia interoceânica

15 September 2016

pedro pablo kuczynski

pedro pablo kuczynski

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, está em viagem à China para atrair investimentos para o setor de infraestrutura de seu país. Durante a viagem, expressou dúvidas sobre o projeto de trem interoceânico entre o Brasil e o Peru, que foi proposto pelo governo chinês há pouco mais de um ano.

“Tenho algumas perguntas sobre este trem, que expressei nesta viagem. O primeiro é o custo do projeto, que é altíssimo, e em segundo lugar, saber se há carga de regresso. A ideia é transportar a soja do Mato Grosso à China mais rapidamente, mas qualquer sistema de transporte deve ter cargas nos dois sentidos”, afirmou o mandatário do Peru.

Kuczynski também esclareceu que a prioridade de seu governo no tema ferroviário são as duas linhas regionais que ele pretende construir para ligar Lima a duas cidades próximas, Ica e Barranca.

Em maio do ano passado, o primeiro ministro da China, Li Keqiang, visitou a América do Sul numa turnê que passou pelo Brasil, Peru, Chile e a Colômbia. Nesta ocasião, anunciou um plano bilionário de investimentos na região, do qual alguns projetos avançaram e outros ficaram pendentes.

O principal deles seria a conexão ferroviária entre o Brasil e o Peru, que serviria para levar com mais agilidade a produção agrícola e mineral dos países sul-americanos à China. O projeto continua sem avançar concretamente.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL