Presidente do Peru põe em dúvida ferrovia interoceânica

By Fausto Oliveira15 September 2016

pedro pablo kuczynski

pedro pablo kuczynski

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, está em viagem à China para atrair investimentos para o setor de infraestrutura de seu país. Durante a viagem, expressou dúvidas sobre o projeto de trem interoceânico entre o Brasil e o Peru, que foi proposto pelo governo chinês há pouco mais de um ano.

“Tenho algumas perguntas sobre este trem, que expressei nesta viagem. O primeiro é o custo do projeto, que é altíssimo, e em segundo lugar, saber se há carga de regresso. A ideia é transportar a soja do Mato Grosso à China mais rapidamente, mas qualquer sistema de transporte deve ter cargas nos dois sentidos”, afirmou o mandatário do Peru.

Kuczynski também esclareceu que a prioridade de seu governo no tema ferroviário são as duas linhas regionais que ele pretende construir para ligar Lima a duas cidades próximas, Ica e Barranca.

Em maio do ano passado, o primeiro ministro da China, Li Keqiang, visitou a América do Sul numa turnê que passou pelo Brasil, Peru, Chile e a Colômbia. Nesta ocasião, anunciou um plano bilionário de investimentos na região, do qual alguns projetos avançaram e outros ficaram pendentes.

O principal deles seria a conexão ferroviária entre o Brasil e o Peru, que serviria para levar com mais agilidade a produção agrícola e mineral dos países sul-americanos à China. O projeto continua sem avançar concretamente.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL