Presidente da OHL renuncia ao cargo

By Fausto Oliveira22 June 2016

OHL Juan Miguel Villar Mir

OHL Juan Miguel Villar Mir

A OHL, uma das maiores construtoras da Espanha e concessionária de rodovias e outras infraestruturas através de filiais em vários países latino-americanos, está passando por uma troca de comando. O presidente Juan-Miguel Villar Mir anunciou aos acionistas esta semana que deixa o cargo para que seu filho, Juan Miguel Villar Mir de Fuentes, o assuma.

Com 84 anos, o agora ex-presidente da OHL se declarou profundamente envergonhado diante dos acionistas. A razão de sua expressão tem a ver com os escândalos em que seu genro se envolveu. Além de ser casado com sua filha, Javier López de Madrid é conselheiro da OHL desde 1992.

López de Madrid tem contra si denúncias por pagamento de propina a políticos do Partido Popular, o maior partido conservador da Espanha. Além disso, uma dermatologista espanhola lhe acusa de querer assassiná-la, num caso passional.

Desde quando comprou a construtora Obrascón em 1987, Juan-Miguel Villar Mir fez da OHL uma das principais construtoras do mundo. No ranking 2015 das 200 principais construtoras do mundo, publicado anualmente pela revista International Construction e reproduzido pela CLA, a OHL ocupava o posto número 71, tendo subido duas posições em relação ao ano anterior.

Em seu discurso de despedida, Villar Mir afirmou que entre os dados positivos que pode deixar, destaca-se uma importante redução da dívida corporativa. Hoje, a OHL afirma ter uma das menores dívidas da construção mundial, com cerca de 4 bilhões de euros ao todo.

A construtora está presente em mais de 30 países atualmente, seja através de filiais ou por meio de concessões de infraestrutura. Na América Latina, está no Chile, México, Uruguai, Peru, Guatemala, Honduras, Brasil e Colômbia.

Financeiramente, a OHL sofre com uma impressionante queda no valor de suas ações na Espanha. Há um ano, a ação da OHL na bolsa de Madrid estava cotada em 19,5 euros, enquanto esta semana o preço chegou a ser de 4,1 euros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
Eletrificação das máquinas de acesso está superando o ímpeto regulatório
Impulso em direção às máquinas de construção elétrica começou com a regulamentação governamental
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL