Presidente da OHL renuncia ao cargo

22 June 2016

OHL Juan Miguel Villar Mir

OHL Juan Miguel Villar Mir

A OHL, uma das maiores construtoras da Espanha e concessionária de rodovias e outras infraestruturas através de filiais em vários países latino-americanos, está passando por uma troca de comando. O presidente Juan-Miguel Villar Mir anunciou aos acionistas esta semana que deixa o cargo para que seu filho, Juan Miguel Villar Mir de Fuentes, o assuma.

Com 84 anos, o agora ex-presidente da OHL se declarou profundamente envergonhado diante dos acionistas. A razão de sua expressão tem a ver com os escândalos em que seu genro se envolveu. Além de ser casado com sua filha, Javier López de Madrid é conselheiro da OHL desde 1992.

López de Madrid tem contra si denúncias por pagamento de propina a políticos do Partido Popular, o maior partido conservador da Espanha. Além disso, uma dermatologista espanhola lhe acusa de querer assassiná-la, num caso passional.

Desde quando comprou a construtora Obrascón em 1987, Juan-Miguel Villar Mir fez da OHL uma das principais construtoras do mundo. No ranking 2015 das 200 principais construtoras do mundo, publicado anualmente pela revista International Construction e reproduzido pela CLA, a OHL ocupava o posto número 71, tendo subido duas posições em relação ao ano anterior.

Em seu discurso de despedida, Villar Mir afirmou que entre os dados positivos que pode deixar, destaca-se uma importante redução da dívida corporativa. Hoje, a OHL afirma ter uma das menores dívidas da construção mundial, com cerca de 4 bilhões de euros ao todo.

A construtora está presente em mais de 30 países atualmente, seja através de filiais ou por meio de concessões de infraestrutura. Na América Latina, está no Chile, México, Uruguai, Peru, Guatemala, Honduras, Brasil e Colômbia.

Financeiramente, a OHL sofre com uma impressionante queda no valor de suas ações na Espanha. Há um ano, a ação da OHL na bolsa de Madrid estava cotada em 19,5 euros, enquanto esta semana o preço chegou a ser de 4,1 euros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL