Presidente da Bomag dá atualização sobre o progresso da transição energética

A Bomag disse que está progredindo no desenvolvimento de equipamentos elétricos de compactação leves, bem como de produtos totalmente elétricos sem acionamentos hidráulicos.

O presidente da Bomag, Ralf Junker, se apresenta no Bomag’s Innovation Days O presidente da Bomag, Ralf Junker, se apresenta no Bomag’s Innovation Days

Também vai ampliar as áreas de aplicação e produtos abrangidos pelo seu aplicativo digital Bomap.

Ralf Junker, presidente da OEM alemã de compactação e pavimentação, falando recentemente no evento Innovation Days da Bomag, realizado na sede da empresa em Boppard, disse que já produzia placas elétricas e compactadores, além de um rolo tandem leve, mas que um leve único rolo compactador estará disponível “mais cedo ou mais tarde”, junto com todos os rolos compactadores.

“A [energia da bateria] virá para cada produto? Ninguém sabe exatamente. Depende muito de quão rápido a tecnologia da bateria está avançando. Chegará ao fim numa categoria de peso de talvez 15, 20, 25 toneladas? Quem sabe? E então haverá um motor de combustão movido a hidrogênio ou com célula de combustível.”

Junker acrescentou que também virá a eletrificação total dos produtos. “Na maioria dos casos, o equipamento não é totalmente elétrico porque a bateria aciona um motor elétrico, mas esse motor ainda aciona o sistema hidráulico, o que não faz sentido porque não precisamos do sistema hidráulico.

“Se você olhar para o carro Tesla, a bateria aciona o motor elétrico no volante. E este é o futuro a longo prazo também nos equipamentos de construção. É nisso que estamos trabalhando e é isso que mostraremos em poucos anos.”

Guests arrive at Bomag, Boppard, for Innovation Days Convidados chegam a Bomag, Boppard, para Innovation Days

Ele disse que também serão utilizados combustíveis alternativos e sintéticos; “Isso vai acontecer, tenho certeza. Nossos fornecedores de motores de combustão estão trabalhando nisso. O que falta são combustíveis sintéticos em grande volume e a um preço razoável, mas isso virá.”

Ele disse que o desenvolvimento de múltiplas tecnologias de energia – elétrica, híbrida, combustão de hidrogênio – era um desafio para os fabricantes; “Se conversarmos com nossos fornecedores de motores, mesmo eles não sabem exatamente onde e quando isso terminará, quando mudará para outra coisa.

“Mas hoje todo mundo está convencido, assim como na indústria automotiva, de que no longo prazo será uma mistura. Ainda existirão motores de combustão; haverá unidades de bateria; e muito provavelmente também haverá unidades de hidrogênio.

“Estamos na fase de transição, o que significa que temos que projetar e desenvolver tanto máquinas com motor de combustão como máquinas elétricas, o que aumenta ainda mais a nossa complexidade.”

Tecnologia digital

Sobre produtos digitais, Junker disse que o Bomap App da Bomag – que permite aos operadores ver o progresso da compactação em tempo real e online – será expandido para abranger produtos de pavimentação e fresagem.

A Bomag BC773 demonstrates its compaction capabilities at Innovation Days Um Bomag BC773 demonstra suas capacidades de compactação no Innovation Days

“No próximo ano teremos um portfólio completo para todos os nossos equipamentos, ou equipamentos mais importantes, para ver os resultados do trabalho diário na tela e no computador.”

Ele disse que o App Bomap também será ampliado para fornecer mais detalhes do processo de asfaltagem; “Eu chamaria isso de sistema de controle do local de trabalho porque mostra ao responsável do local de trabalho - talvez o supervisor - os resultados do equipamento.

“Mas também mostra quando chega o próximo caminhão, qual é o procedimento na planta de mistura? Qual é a temperatura do asfalto, qual é a temperatura do asfalto no caminhão e qual é no canteiro de obras? E todos esses dados podemos coletar sob o mesmo guarda-chuva e torná-los transparentes para o supervisor, o operador e também, mais tarde, para as autoridades.”

Por último, Junker disse que a operação totalmente autónoma, embora ainda daqui a algum tempo, teria um papel significativo a desempenhar na resolução da escassez de competências e na melhoria da qualidade do trabalho.

“Tenho certeza de que todos vocês têm problemas para encontrar operadores qualificados. Em todo o mundo este é um tópico. Se você redirecionar a responsabilidade da qualidade do trabalho para os equipamentos, será mais fácil encontrar operadores que não precisem ser tão qualificados.

“Se conseguirmos obter o controle de qualidade através do próprio equipamento, no meu entender, este será o principal impulsionador no futuro para veículos mais autônomos.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL