Preparando para a CONEXPO-CON/AGG 2014

CLA14/1FeatureConexpo

CLA14/1FeatureConexpo

Quando?

4-8 de março

Onde?

Las Vegas, Estados Unidos

Na internet

www.conexpoconagg.com

Já se aproxima uma nova edição da CONEXPO-CON/AGG, evento que acontece a cada três anos e que em 2014 vai ser realizado entre 4 e 8 de março, no Las Vegas Convention Center, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos, junto com a IFPE, exposição especializada em tecnologias como a transmissão de energia e aplicações de controle de movimento, entre outras coisas.

As feiras comerciais como a CONEXPO-CON/AGG são o momento ideal aguardado pelas companhias para introduzir novos equipamentos e demonstrar seu compromisso com a indústria, e assim o evento se transformou em um encontro inescapável para profissionais da construção. A feira se converteu em uma grande oportunidade para estar em contato com os últimos avanços do setor e das condições atuais da tecnologia. Os participantes também poderão se encontrar com uma variedade de especialistas em diferentes segmentos, aproveitando o benchmarking que se produz nessas feiras.

Para essa nova versão, espera-se a participação de 2.400 expositores em um espaço de mais de 210.000 metros quadrados, onde se apresentarão centenas de máquinas, produtos e serviços.

O evento conta com várias novidades, entre elas um novo pavilhão de Demolição e Reciclagem – patrocinado pela Associação de Construção, Demolição e Reciclagem -, que vai expor produtos específicos para essa indústria. Além disso, haverá um extenso programa educativo com mais de 110 sessões que cobrirão mais de dez matérias que despertam especial interesse na indústria e entre os participantes.

Equipamentos pesados

A Caterpillar estará em várias localidades, uma delas no setor Ouro, estande 1015, onde a companhia planeja exibir uma série de equipamentos de última tecnologia. Dentro das novidades estarão seus novos caminhões articulados da série C: 725C, 730C, as carregadeiras sobre rodas 966M, 972M, 980 e 982 M e as mini carregadeiras 770G e 772G, entre outros equipamentos.

Por sua vez, a Case Construction Equipment, no estande 11722 do hall Norte, terá em exibição uma série de produtos novos entre os quais se incluem a nova linha de tratores de esteira da Série M e algumas atualizações de escavadeiras, carregadeiras sobre rodas e equipamentos de compactação.

Enquanto isso, a Volvo Construction Equipment (estande 10951, salão norte) terá à sua disposição quase 3 mil metros quadrados onde vai destacar a nova tecnologia de seus motores Tier 4 Final/Stage IV, que segundo a companhia são mais amigáveis com o ambiente, além de também mais econômicos e até mesmo mais potentes. Além disso, a empresa sueca mostrará novas gerações de escavadeiras E-Series, os caminhões carregadores G-Series e as carregadeiras sobre rodas H-Series.

Vale destacar que, em sua área externa, a Volvo vai distribuir prêmios aos que melhor manejarem alguns de seus equipamentos.

A Kobelco Construction Machinery, na área Prata, estande 4408, aproveitará a CONEXPO-CON/AGG para exibir ao Mercado norte-americano sua nova mini escavadeira SK55SRX, que se destacam segundo a empresa, por sua potência e seu raio de giro curto.

A chinesa LiuGong, no estande 12166 da área Norte, chega à CONEXPO-CON/AGG 2014 destacando a pá carregadeira 375B, aposta da empresa para conquistar ainda mais espaço no mercado americano. A 375B foi exposta na feira Bauma 2013 e agora será apresentada nos Estados Unidos com seu motor Tier IV, o que lhe permite cumprir com as estritas normas ambientais daquele mercado. A LiuGong fez modificações no desenho de sua linha de carregadeiras para dar melhor visibilidade ao operador.

Já a tradicional firma inglesa fabricante de equipamentos de construção JCB vai apresentar um novo manipulador telescópico compacto. Se trata do 525-60 Hi-Viz. O novo equipamento tem um alcance máximo de 6 metros de altura e é capaz de suportar 2,75 toneladas. Com apenas 1,8 metros de largura e 1,91 de altura, o novo 525-60 substitui os modelos 524-50, 527-55 e 520-50, todos motorizados na parte traseira. O novo modelo conta com motor lateral, o que melhora a posição da lança, aumentando a estabilidade e a visibilidade do operador. A companhia estará localizada no setor Ouro, no estande 1559.

A coreana Hyundai Construction Equipment terá seu estande localizado na ala Norte 10052, onde exibirá uma variedade de produtos e também revelará novos modelos. A companhia introduzirá novas linhas de produtos e também aproveitará a ocasião para mostrar sua nova linha de produtos da série 9A, que se centra nas melhorias de conforto e qualidade, e equipamentos com motor Tier 4. Também se apresentarão vários modelos de empilhadeiras.

No setor Sul I, estande 63940, estará a americana Peterbilt, empresa que terá em exibição seu caminhão modelo 567, que estará equipado com uma betoneira e com motor PACCAR MX-13.

Elevação

Uma companhia que terá importante presença durante a CONEXPO-CON/AGG é a alemã Liebherr, que estará localizada na área Ouro, estande 2155, e que em um espaço de 4.600 metros quadrados contará com mais de 20 equipamentos em exibição. A empresa apresentará uma extensa seleção de equipamentos de movimento de terra, manipulação e construção, com novidades como a escavadeira sobre esteiras R 956 e a bomba de concreto THS 110 D-K. No que diz respeito à elevação, as notícias estão no guindaste LTM 1300-6.2, todo terreno, o guindaste sobre esteiras LR 11000, o equipamento flat-top 380 EC-B e a luffing jib 542 HC-L.

Por sua vez, a Manitowoc prepara um grande show. A companhia vai expor oito novos guindastes, entre mais de uma dezena de equipamentos em exibição. Um deles é o guindaste para terrenos difíceis Grove RT770E. O equipamento, com 65 toneladas de capacidade, oferece a lança mais comprida de sua categoria, de 42 metros. Além disso, estará em exibição o guindaste sobre esteira com lança treliçada Manitowoc MLC 165, de 165 toneladas de capacidade, que fará sua estreia norte-americana na feira, já que havia sido revelada para o mercado global na Bauma 2013.

A Manitowoc vai ocupar seu posto de sempre no lote Ouro, estande 2137, mas esse ano ampliou a superfície ocupada para 3.500 metros quadrados, espaço no qual os visitantes poderão explorar uma série de guindastes de todas as marcas da empresa: Grove, Manitowoc, National Crane e Potain.

Larry Weyers, vice-presidente executivo da Manitowoc no continente americano, disse que “como empresa estamos sempre muito entusiasmados de participar da CONEXPO, mas essa próxima feira vai ser especialmente memorável para nós”.

Também no setor Ouro, estande 2181, estará localizada a filial americana da espanhola Linden Comansa. A Linden Comansa América (LCA) aproveitará o contexto da feira para repassar todos os desenvolvimentos e modelos novos lançados pela companhia desde a edição passada do evento, como o novo guindaste de torre articulado LCL 165, o novo guindaste flat-top 21LC660, a série LC3000 e o novo sistema PowerLIft, entre muitas outras novidades.

A Link-Belt Construction Equipment (Ouro, 1747) aproveitará o contexto da feira para exibir seu novo guindaste telescópico sobre esteiras TCC-500 de 50 toneladas de capacidade, e que espera começar a distribuir no início de março. Além disso, a companhia mostrará seu segundo guindaste todo terreno ATC-3210. Vale lembrar que o modelo predecessor foi apresentado na CONEXPO-CON/AGG 2011.

O fabricante japonês Maeda, no setor Prata, estande 3211, vai exibir uma linha de mini guindastes sobre esteiras, que se destacam por passar por portas comuns e podem ser utilizados em ambientes interiores. Os três modelos MC que estarão no evento estarão equipados com controle remoto, indicadores de carga e sistemas de segurança, entre outras coisas.

Já a canadense Skyjack (Ouro,1837) também aproveitará a oportunidade e terá uma mostra de seus equipamentos mais conhecidos em exibição. Entre suas plataformas de trabalho aéreo estão os elevadores de mastro vertical SJ12 e SJ16, as plataformas tesoura SJIII 3219, SJIII 3226 SJIII 4632, SJ6826 RT SJ6832 RT e SJ9250 RT e os manipuladores telescópicos ZB2044, VR1056 e VR843, entre muitos outros equipamentos.

O grupo francês de plataformas de acesso Haulotte aproveitará a CONEXPO-CON/AGG para introduzir no mercado norte-americano sua plataforma HT23 RTJ. Esse equipamento, que tem alcance de 22,5 metros na vertical e 18,3 metros na horizontal, suporta uma carga máxima de 450 quilos e sua performance de elevação é de 56 segundos para chegar à altura máxima. Haulotte, na área Ouro, estande 1531, também terá em exibição sua plataforma de grande altitude HA130 JRT, o braço articulado HA51 JRT, a tesoura diesel compacta 2668 RT e sua linha de tesouras elétricas.

Britagem e peneiramento

Nesse segmento, se destaca a participação que terá a multinacional Terex, que promete surpreender os expectadores com uma série de novidades, entre elas sua nova Britadeira primária de mandíbulas móvel, a Terex Finlay J-1170 e a peneira inclinada sobre esteiras Terex Finlay 684, um equipamento compacto e fácil de transportar que oferece aos operadores tempos reduzidos de instalação e retirada. “Ambos os equipamentos estão sendo comercializados na América do Norte durante os últimos 12 meses e tiveram um grande impacto no mercado”, afirmou Keith McCann, diretor de vendas e marketing para América do Norte da Terex Finlay, empresa que estará no setor Ouro, estande 1047.

Outra marca da Terex, Powerscreen, exibirá três novos equipamentos: a Britadeira de mandíbula Premiertrak 300, a Britadeira de impacto Trakpactor 320SR e a peneira Warrior 2100.

Por sua vez, a Major Wire, em seu estande 52456 no hall Central, exibirá sua reconhecida Flex-Mat 3, equipamento de peneiração com malhas de alto rendimento e auto limpantes.

Dentro das novidades da Cemco, empresa americana localizada no estande 53184, também no hall Central, está a Turbo 80 VSI Crusher, uma Britadeira de impacto de eixo vertical eficiente, altamente produtiva e capaz de processar uma variedade de materiais agregados e minerais industriais.

IROCK Crushers, localizada no estande 52972, promete novidades para os visitantes, pois vai fazer o lançamento de uma nova Britadeira móvel.

Enquanto isso, localizada no hall Central 3, estande 50309, e no setor Platina, estande 9310, a sueca Sandvik aproveitará a CONEXPO-CON/AGG para apresentar novos integrantes de suas diversas gamas de produtos, entre os quais se encontram a Britadeira estacionária CH550, a Britadeira e peneira móvel QA451, além de equipamentos como martelos hidráulicos, perfuratrizes e outras ferramentas.

“O cliente verá como revelamos alguns novos e emocionantes produtos e serviços destinados a permitir aos usuários uma melhoria de sua rentabilidade, melhoria da eficiência e minimização de danos ao meio ambiente”, assegura Satü Ramo, gerente de marketing e comunicações da Sandvik Construction.

Construção viária

Uma importante presença na CONEXPO-CON/AGG é o que planeja fazer a alemã Wirtgen Group, que juntando todas as suas marcas pretende ter em exibição mais de 40 equipamentos, a maioria deles pertencente à nova série i (compatível com Tier 4). O estande do grupo (hall central, 51021), de mais de 3.500 metros quadrados, contará com equipamentos como as máquinas Britadeiras Kleeman, as compactadoras Hamm, pavimentadoras Vogele e fresadoras Wirtgen, entre outros modelos.

Por sua vez, a francesa Bomag, localizada no estande 50675 do hall Central, mostrará seu novo lançamento, a pavimentadora Cedarapids CR552. A empresa afirma que seu equipamento alcança 35% mais de largura de pavimentação que a concorrência. Isso a habilita para trabalhos em aeroportos, autopistas etc. Além do mais, a CR552 vem com um novo sistema de resfriamento do motor, patenteado pela Bomag, que oferece menor consumo de combustível e maior controle da contaminação ambiental.

Enquanto isso, a GOMACO surpreenderá os visitantes com sua nova pavimentadora de concreto. O lançamento se chama simplesmente GOMACO 9500 e traz características inéditas, como por exemplo o controle de direção das rodas traseiras. A nova 9500 permite a operação remota, por meio de um controle ao estilo joystick fora da máquina. A força de corte do concreto agora também pode ser lida no formato digital em tempo real pelo operador. A empresa americana estará localizada no estande 51059 do salão Central.

A suíça Ammann busca nesse vento reforçar sua visão como sócio de longo prazo da construção viária na América. Vale lembrar que a companhia recentemente abriu uma fábrica no Brasil para manufatura de usinas, rolos compactadores e pavimentadoras. Entre os equipamentos destacados pela empresa, localizada no hall Central, estande 52718, estão a usina de asfalto batch EasyBatch 140 e a Prime 140, para produção contínua. Ambas têm capacidade de produção de 140 toneladas por hora e com modelos menores de 90 toneladas hora.

Como já é tradição, a norte-americana Astec vai expor em seu estande 50327 do hall Central sua completa gama de modelos escala 1/8, entre os quais se destacam a usina de asfalto M-Pack, a usina Six Pack e alguns componentes Dillman, incluídos aí o UniDrum, Baghouse e Silos. Além disso, a Astec trará seu novo Double Barrel, que tem cortes transversais que permitem ver dentro do tambor.

No setor Platina, estande 8610, estará a também norte-americana Asphalt Drum Mixers. A empresa lançará suas usinas de asfalto Serie EX com apenas um tambor com tecnologia de contrafluxo. O equipamento oferece alta eficiência e um desenho compacto, adequando-se a empreiteiros com necessidades de produção pequenas e médias. Segundo a empresa, as usinas EX produzem entre 100 425 toneladas por hora a um custo muito baixo por tonelada.

Também no setor Platina, estande 8202, a Bergkamp exibirá seus diferentes produtos de injeção por spray, selagem e micro pavimentação.

Demolição

Uma das novidades dessa nova edição da CONEXPO-CON/AGG é a incorporação de um pavilhão especialmente dedicado à demolição e à reciclagem. É dessa maneira que a sueca Brokk AB, que estará no estande 8547, na área Platina, aproveitará a ocasião para apresentar ao mercado norte-americano dois novos integrantes de sua linha de produtos, a Brokk 60 e a 400D.

Outros

Uma das mais importantes marcas de equipamentos de fundações do mundo, a alemã Bauer, estará na CONEXPO-CON/AGG com seus equipamentos tradicionais e um interessante lançamento: a BG 11 H, um novo modelo de perfuratriz que pesa 34 toneladas métricas, incluindo o perfurador rotatório e a barra Kelly. Sua especificação técnica faz dessa máquina a ideal para perfurações iniciais de até três metros de diâmetro. Além de enfocar em clientes de construção, a Bauer quer dedicar a BG 11 H à indústria do petróleo. A companhia estará localizada no estande 7038 da área Platina.

Na área Sul I, estande 61330, a E-Z Drill destacará seu modelo 210B-2, um carro de perfuração especialmente desenhado para trabalhos em aeroportos, aumento de pistas e trabalhos de reparação viária.

Por sua vez, num estande de 3.600 metros quadrados, no setor Prata I e II, estande 3905, estará o grupo TII, empresa que conta com diversos produtos para o transporte especializado, como os sistemas modulares Nicolas MHD e Sheuerle-Kamag K25 ou o Scheuerle InterCombi. Um dos equipamentos que estará em exibição é o Scheuerle HighwayTrailer.

Já a Conveyor Components Company, empresa especialista em prover acessórios de transporte para a mineração, agregados, cimento e indústrias do asfalto, entre outras, exibirá no hall Central 53178 sua nova linha de produtos de controle de nível de inclinação, que estão desenhados para a detecção de nível de materiais secos a granel.

Expositores latino-americanos

Como era de esperar, não podia faltar o contingente latino-americano presente na exposição. Apesar que é apenas uma pequena mostra, a presença latina cresce a cada ano.

O México é um dos países latino-americanos que terá mais expositores presentes. Muitas companhias têm anos participando da Conexpo, como é o caso da Odisa Concrete Equipment, que desde1993 expõe suas usinas de concreto na feira. Este ano a mexicana, que estará na área Prata, estande 5033, pretende lançar durante o evento a usina de concreto ODISA 2530 CM de misturação central, a qual oferece uma produção de 30m³/h. “A Odisa 2530 CM oferece maior portabilidade, ocupa menos espaço e não precisa de uma revolvedora”, afirma Rafa Pescador, gerente de marca da Odisa.

A empresa também pretende mostrar outros produtos, como a usina de concreto móvel ODISA 12, que produz até 180m³/h, e uma revolvedora de concreto sobre caminhão de 8m³ de capacidade. “Esperamos solidificar nosso nome e ser cada vez mais conhecidos. Também queremos encontrar novos distribuidores, para assim expandir nossa marca para mais países”, explica o gerente.

Frumecar México, estande 5170, setor Prata, também estará presente no tão esperado evento. A empresa responsável pela comercialização dos produtos da marca de origem espanhola em território americano pretende exibir ao público uma usina móvel de concreto pré-misturado modelo ECA-1000, que tem uma capacidade de produção de 50m³/h, possui quatro tremonhas de agregados e pode ter de um a três silos de cimento. Com seu sistema hidráulico de elevação, toda a família de centrais móveis ECA conta com uma montagem simples e rápida.

Apesar de não ter lançamentos, a empresa está ansiosa pelo acontecimento, já que é a primeira vez que participam da Conexpo. “Nosso objetivo primário é apresentar nossos equipamentos para ter uma maior entrada no mercado. Esperamos ter maior difusão da nossa marca em toda a América Latina”, afirma o engenheiro Ignacio Gamborino, diretor comercial da Frumecar México.

Outra companhia que também participará pela primeira vez é a brasileira Romanelli, que, apesar de que não exibirá equipamentos, terá em seu estande 7027, do setor Platina, painéis LED sobre alguns de seus produtos. “Pretendemos exibir um trabalho diferenciado e estaremos trabalhando sobre nossos produtos ecológicos como o espargidor de asfalto goma e o multiespargidor de asfalto borracha, equipamentos que aplicam asfalto com borracha de pneus reciclados”, comenta Thiago Romanelli, responsável pelo departamento comercial da empresa. Agrega que a companhia tem o objetivo de ter uma maior entrada ao mercado latino-americano, além do norte-americano. “Nosso maior objetivo é abrir o mercado internacional nomeando novos parceiros para a Romanelli”, finaliza.

A também brasileira CZM Fundation Equipment é outra que espera obter excelentes resultados na Conexpo. “Essa é a primeira vez que apresentaremos produtos fabricados nos Estados Unidos, o que deverá alavancar nossa aceitação no mercado”, afirma Marcos Cló, vice-presidente de vendas e marketing da empresa. No estande 8601, localizado na área Platina, serão exibidos os equipamentos para fundação EK250 e EK200, modelos fabricados desde janeiro de 2013 na fábrica de Savannah, na Georgia, Estados Unidos. “Nosso objetivo é consolidar a CZM-US como uma marca americana de primeira linha, com toda a fabricação e componentes de origem norte-americana, o que nos dá a oportunidade de oferecer uma melhor assistência técnica pós-venda, ao comparar com nossa concorrência direta alemã e italiana”, comenta Cló.

Outras companhias que estarão representando o México no evento são: o fabricante de máquinas para a indústria da construção e concreto, Alpha Tecnología en Aceros (Prata IV, estande 6730); o fabricante de componentes automotivos para veículos comerciais, Sistemas Automotrices de México (8502); o fabricante de usinas de asfalto e equipamentos de britagem, entre outros, Speco Asphalt Plants (Platina, 8671); e o produtor de britadores, usinas e modificadoras de asfalto, Triaso (Platina, 7252).

LISTA DE EXPOSITORES

Companhia Setor Estande

Alpha Tecnología en Aceros

Prata IV

6730

Ammann

Central

52718

Asphalt Drum Mixer

Pratina

8610

Astec

Central

50327

Bauer

Pratina

7038

Bergkamp

Pratina

8202

Bomag

Central

50675

Brokk

Pratina

8547

Case Construction Equipment

Norte

11722

Caterpillar Inc

Ouro

1015

Cemco

Central

53184

Conveyor Component Company

Central

53178

CZM Foundation Equipment

Pratina

8601

E-Z Drill

Sur I

61330

Frumecar México

Prata

5470

GOMACO

Central

51059

Grupo TII

Prata I y II

3905

Haulotte

Ouro

1047

Hyundai Construction Equipment

Ouro

2155

Irock Crushers

Central

52972

JCB

Ouro

1559

Kobelco Construction Machinery

Prata

4408

Liebherr

Ouro

2137

Linden Comansa

Ouro

1747

Link-Belt

Ouro

1837

LiuGong

Norte Ouro

12166

Maeda

Ouro

3211

Major Wire

Central

52456

Manitowoc

Ouro

2181

Odisa

Prata

5033

Romanelli

Pratina

7027

Sandvik

Pratina

9310

Skyjack

Ouro

1531

Speco Asphalt Plants

Pratina

8671

Terex

Ouro

1047

Triaso

Pratina

7252

Volvo Construction Equipment

Norte

10951

Wirtgen

Central

51021

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL