Prêmio de Engenheiro do Ano vai para mulher pela 1a vez no Chile
12 October 2020
Com mais de 27 anos de trajetória como engenheira civil estrutural e 15 anos como revisora de projetos estruturais, a chilena Marianne Küpfer se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de Engenheiro do Ano no país, que é entregue pela Associação de Engenheiros Civis Estruturais do Chile (AICE).
Marianne Küpfer já desenvolveu mais de 1 milhão de metros quadrados em diferentes obras, como a Torre Centenário, Edifício Corporativo Corp Group, Edifício Territoria 3000, Complexo Costanera Center, Edifício Beauchef, Centro Cívido e Teatro Municipal de Las Condes, e outras obras de alta complexidade arquitetônica.
“Sempre me dediquei a fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, apoiando onde me necessitassem, aprendendo com os que sabem mais e ensinando os que estão começando nesta profissão”, diz Küpfer, que destaca o profissionalismo dos engenheiros estruturais do Chile, conhecidos por colocar a qualidade do trabalho acima de considerações econômicas ou de outra ordem.
Segundo a Engenheira do Ano da AICE, a engenharia avança com as necessidades da sociedade e o progresso tecnológico, e por isso é uma disciplina em constante movimento. Sua intenção é ajudar a melhorar a produtividade da construção chilena, que vem estando abaixo da média nacional na última década. “Contribuir a partir da engenharia estrutural junto a esta cadeia produtiva implica mudar tanto a gestão dos projetos como as soluções estruturais que se adotam. Faz-se necessária uma gestão que contemple fases preliminares de desenvolvimento mais extensas e colaborativas, nas quais se possam avaliar alternativas, processos construtivos industrializados, estimativa de custos em etapas precoces do projeto, entre outros pontos”, argumenta ela.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

