Precisão subterrânea

29 March 2016

Estaciones totales y escáneres láser cubran cada vez más importancia si se buscan informaciones y re

Estaciones totales y escáneres láser cubran cada vez más importancia si se buscan informaciones y reportes confiables

A construção de diversas obras subterrâneas que estão sendo levadas a cabo atualmente trouxe como consequência a necessidade de aumentar o rendimento e a produtividade nas diferentes etapas de todos os processos de posicionamento preciso.

Falar em aumentar o rendimento e a produtividade significa obrigatoriamente investir em tecnologia. Com projetos cada vez mais complexos, torna-se obrigatório o uso de melhores ferramentas que permitam medições topográficas e/ou geodésicas cada vez mais precisas, o que é especialmente certo quando se fala da construção de túneis.

Um controle preciso da geometria de um túnel é um fator imprescindível a levar em consideração. O processo requer um grande volume de informação e representações gráficas que somente se podem obter por meio de modernos e sofisticados equipamentos.

A empresa chilena Geocom conta com amplas soluções de posicionamento preciso, que consideram estações totais robóticas e/ou escâneres a laser, com os quais é possível capturar automaticamente o avanço do projeto em termos geométricos, assim como também um guia preciso de cada seção.

Soluções

A Geocom representa no Chile as mais prestigiosas marcas do mercado geoespacial. Uma delas é a norte-americana Trimble, que conta com estações totais tanto para o levantamento topográfico como para tarefas de extrema precisão, como o monitoramento geotécnico. Por meio de uma estação total de robótica, é possível automatizar esses processos, obtendo maior produtividade e segurança no canteiro. Essas estações permitem encontrar automaticamente uma seção determinada, escanear e obter perfis transversais, informação que ajuda a conhecer com certa precisão o estado da escavação.

A informação obtida é enviada a um software de campo, que pode reconhecer imediatamente um excesso ou uma falta de corte, indicando a situação do terreno. Após o levantamento automático das seções tipo, os dados são exportados para um formato DXF (formato de arquivos para desenhos) para entregar os resultados gráficos, e além disso, para poder aplicar uma diversidade de planilhas e informes entregando dados de áreas, volumes etc. Existem hoje no mercado aplicativos informáticos que facilitam enormemente o processamento da informação adquirida.

Outra solução útil na busca de maior precisão na escavação de um túnel são os escâneres a laser, orientados a túneis, cavidades e espaços subterrâneos em geral, e cuja tecnologia atinge uma representatividade absoluta no modelamento tridimensional. Destaca-se a solução VZ400 da austríaca Riegl e a TX8 da Trimble, produtos que oferecem grandes volumes de dados para obter levantamentos topográficos com maiores índices de realismo.

Porém, a tecnologia avançou ainda mais e já não é estritamente necessário dispor de posições estáticas para realizar o levantamento. Hoje em dia, o mercado oferece soluções portáteis que se apresentam como uma opção alternativa inovadora no que se refere a túneis. Por exemplo, a ZEB1 da GeoSlam, conta com uma velocidade de aquisição de dados de mais de 43 mil pontos por segundo e com uma precisão de 30 milímetros.

Outra solução para o levantamento topográfico em cavidades, fossas e fundações é o escâner a laser da Renishaw, C-ALS (cavity auto-scanning laser system), desenvolvido especialmente para chegar a lugares de difícil acesso mediante perfurações.

Ariel Silva é gerente de suporte e pré-venda da Geocom.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL