Preço de imóveis cai no Brasil

By Fausto Oliveira03 September 2015

obra construcao genérica

obra construcao genérica

Se faltava algum sinal para mostrar com toda clareza o tamanho da crise vivida pelo setor de construção no Brasil de hoje, ele chegou com o anúncio de que os preços de imóveis registraram sua primeira queda nominal, entre os meses de julho e agosto.

O índice FipeZap, que mede o setor de residências e espaços comerciais em geral desde 2008, caiu 0,1% nominal no último mês.

Este índice é fruto de uma parceria entre a Fipe, prestigioso centro de estudos econômicos de São Paulo, com o site Zap Imóveis, maior referência de compra, venda e aluguel de imóveis do país.

Essa foi a primeira queda nominal dos preços desde o princípio da medição. Uma queda nominal pressupõe uma média de preços pedidos pelos vendedores mais baixa do que no mês anterior. A Fipe estabelece a queda real incluindo o custo da inflação sobre a desvalorização dos preços pedidos.

Considerando a inflação, o índice é compensado pela alta geral de preços. Se entre janeiro e julho deste ano o FipeZap aumentou 1,5% acumulado, a inflação projetada para o período é de 7,1%, o que de acordo com o instituto resulta numa queda real dos preços de imóveis de 5,2% ao longo do ano até aqui.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL