PPPs em infraestrutura contribuem para o mercado de equipamentos

By Cristián Peters Quiroga31 August 2022

Inauguracion de MT expo 2022

A diversificação na forma de investir em infraestrutura tem sido benéfica ao mercado de equipamento. A menor participação do setor público, que respondia por 60% dos recursos na área no início da década passada, o crescimento do capital privado e a democratização dos investimentos via bolsa de valores têm trazido mais segurança e estabilidade para a área de infraestrutura e, consequentemente, têm contribuído para o crescimento do setor de máquinas. 

“Em 2016, caminhando no rumo da privatização dos investimentos em infraestrutura, houve a introdução da TLP (Taxa de Longo Prazo), que reduziu o crédito subsidiado e ampliou a participação dos mercados de capitais no financiamento de projetos, contribuindo para alcançar nos 3 últimos anos, o recorde de 66% dos investimentos privados na infraestrutura”, destacou o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), durante a abertura da M&T Expo 2022 – 11ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, realizada nesta terça-feira, dia 30 de agosto. 

Segundo Mamede, atualmente, o capital privado encontra-se em rodovias, saneamento, agronegócio, mineração, ferrovias, portos, aeroportos, imobiliário. “Isso é importante para dar estabilidade ao boom que vivemos no setor de máquinas e equipamentos”, pontuou. De acordo com dados da Secretaria de Política Econômica, até maio deste ano, as debêntures incentivadas somavam R$ 3,7 bilhões.  

Em seu pronunciamento, o presidente da Sobratema ainda ressaltou que o setor está passando também por uma democratização dos investimentos. “Muitas empresas do nosso segmento passaram a captar recursos via Bolsa de Valores, com destaque para a área do rental, o que demonstra o alto grau de amadurecimento e profissionalismo do mercado, pois são recursos de investidores privados que confiam e apostam no retorno futuro das empresas que operam nos setores da construção, mineração, agronegócio, logística, entre outros”. 

Mamede ainda relembrou dados divulgados recentemente no Webinar Sobratema,  que apontaram vendas de 17 mil máquinas de linha amarela (movimentação de terra) comercializadas no primeiro semestre deste ano. A perspectiva do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção é de alcançar 35 mil unidades vendidas, superando o recorde de 2013, quando foram vendidas 33 mil máquinas. 

Outros pontos salientados por ele foram a importância da digitalização do setor para criar novas oportunidades de negócios e a adoção dos critérios ESG para as empresas se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente quanto a atuação responsável e transparente das companhias. 

Parte da rede internacional bauma, a M&T Expo é organizada pela Messe Muenchen do Brasil e conta com a parceria institucional da Sobratema, que foi a idealizadora da feira, cuja primeira edição foi promovida em 1995. “Nós da M&T Expo trabalhamos muito para oferecer cada vez mais grandes oportunidades e a conexão com o que queremos para nosso futuro, a partir do que já conquistamos hoje”, finalizou Mamede. 

Stand de CLA en MT Expo 2022

A solenidade de abertura da feira contou ainda com os pronunciamentos de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, Falk Senger, diretor geral da Messe Muenchen, Embaixador Afonso Massot, secretário executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Tenente-Coronel Eduardo de Mendonça Dorneles, diretor do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, José Carlos de Souza Júnior, reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Marcos Garcia, secretário Municipal da Infraestrutura Urbana e Obras em exercício e Silvio Vasconcellos, presidente do CDHU. 

A CLA conta na M&T Expo 2022 com um estande institucional, número 664.

Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022 Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL