PPP pode construir ferrovias na Colômbia

29 September 2015

bandera Colombia

bandera Colombia

O governo da Colômbia deverá abri licitação para um projeto de trem intermunicipal entre cidades vizinhas à capital Bogotá até o fim do ano. Espera-se que a licitação se conclua em 2016, através do esquema de Parceria Público-Privada.

O projeto é uma PPP proposta pela iniciativa privada ao poder público. Esta iniciativa foi proposta pelo consórcio Regiotram, formado pelas construtoras Conconcreto, Torrescámara, Vossloh e FGV.

Pela lei de PPPs colombiana, o consórcio que propõe o projeto participa de uma licitação. Se não houver ninguém mais, a adjudicação é quase certa. Mas se há competidores, e os proponentes perdem a disputa, eles recebem uma indenização pelos custos do projeto.

O projeto está orçado em cerca de US$ 900 milhões, e será financiado em 80% pelas empresas, enquanto os 20% restantes estarão divididos entre o governo nacional, com 70%, e o governo do departamento de Cundinamarca, com 30%.

Serão duas ferrovias. Uma delas conectará a estação de La Sabana, no centro de Bogotá, ao município de Soacha, com 18 quilômetros, 18 estações e 26 trens.

A outra linha conectará a estação La Sabana com a cidade de Facatativá. Serão aí 40 quilômetros, 20 estações e uma conexão de 3,4 quilômetros para chegar ao aeroporto internacional de El Dorado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL