PPI avança em concessões de portos
21 March 2018
Novos terminais são concedidos através do programa federal.
O governo federal aprovou, através do conselho do PPI, sete projetos portuários para concessão à iniciativa privada, com investimentos previstos de cerca de R$ 1,2 bilhão.
Três novos terminais de combustíveis deverão ser construídos no porto paraibano de Cabedelo (AI-01, AE-10 e AE-11), enquanto dois terminais de granéis líquidos deverão ser abertos em Santos (STS-13 y STS-13A) e dois outros terminais no porto de Suape, em Pernambuco, sendo um de contêineres (SUA-05) e outro para veículos (SUA XX). O prazo de concessão será de 25 anos, prorrogáveis por mais 25.
Outro tema discutido pelos membros do PPI é a modelagem da concessão de trecho da BR 364/365, que atravessa de Goiás a Minas Gerais. O trecho será concedido por 30 anos, e prevê recuperação além de administração dos 437 quilômetros.
O conselho se reuniu para qualificar 31 novos empreendimentos que já vinham sendo estudados pela secretaria do programa, a fim de seguir com as licitações. De acordo com o governo, executaram-se cerca de 50% do programa. Em total, são cerca de 70 empreendimentos que, uma vez concluídos gerariam investimentos superiores a US$ 43 bilhões.