Porto em Honduras passa por ampliação

06 November 2017

Puerto cortés

Porto Cortés

A Operadora Portuária Centro-Americana (OPC) investiu US$ 145 milhões num novo deque para o Porto Cortés, em Honduras, que deverá entrar em operação em junho do ano que vem, de acordo com jornais do país.

O novo terminal terá comprimento de 350 metros e permitirá atender navios Super Post-Panamax, com até 326 metros de comprimento e capacidade máxima de 9 mil TEUs. O calado do novo terminal será de 14,5 metros.

Além disso, a nova estrutura será equipada, em sua fase inicial com dois guindastes portuários para operação simultânea, o que aumentará em 50% a capacidade do porto. E na segunda fase, que deverá estar concluída até o ano de 2023, o porto de Cortés terá ganho ao todo 550 novos metros de atracadouro.

Ao final da segunda fase, quatro guindastes portuários de última geração, e seis guindastes Super Post-Panamax, terão instalados no porto.

Com o novo terminal de contêineres e os equipamentos anunciados, a Operadora Portuária Centro-Americana, que desde 2014 opera carga conteinerizada, afirma que o porto de Cortés atenderá os navios que trafegam pelo Canal do Panamá ampliado. E em 2023, o porto estará apto a receber 1,8 milhão de TEUs.

O diretoe geral da OPC, Mariano Turnes, mencionou que a empresa quer continuar a expandir o porto de Cortés, de informou que na doca 6 serão aplicadas as melhores práticas internacionais e tecnologias de ponta para que o porto seja de classe mundial.

Cortés é o porto centro-americano mais importante no Atlântico, no quesito movimento de contêineres. Por isso, Turnes afirma que se posicionará como o porto mais importante da região, quando estiver 1.150 metros de área de atracadouro aptos a receber os novos tipos de navio.

O executivo da OPC disse também que foram adotados processos de melhoramento operacional para que os navios cheguem em horas pré-definidas, reduzindo assim os tempos de espera e melhorando a logística de transporte marítimo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL