Porto de Guayaquil terá plano para desenvolvimento de 20 anos

26 October 2017

Um dos principais portos do Equador vai apostar nas PPPs para melhorar seu serviço.

Guayaquil

O diretor da Autoridade Portuária de Guayaquil, no Equador, reeditou e colocou em ação um plano de desenvolvimento para consolidar a atividade portuária da região pelos próximos 20 anos, cujos pilares fundamentais serão a nova dragagem do canal de acesso e a construção de uma ponte.

De acordo com Guido Ferretti, o diretor, “são seis projetos: uma zona especial de desenvolvimento econômico, um estaleiro, a ampliação do Centro de Atendimento ao Transporte Pesado de 180 para 800 vagas para caminhões, um armazém para contêineres, a vinculação do Instituto Superior Tecnológico à atividade portuária, a recuperação das eclusas para fins turísticos e controle de marés”.

Nas próximas semanas será assinada a viabilidade final de três dos projetos, com o financiamento respectivo para o instituto, as eclusas e o pátio de armazéns. O restante será visto no primeiro trimestre do ano que vem. A primeira etapa se financiará através de parcerias público-privadas, nas quais o Estado não investirá dinheiro. “Há dez anos, recebíamos em média quase 300 mil TEUs, hoje estamos recebendo 1,81 milhão de TEUs. Então efetivamente há mercado, afinal crescemos exponencialmente em dez anos, como não fazer este plano…”, disse Ferretti.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL