Porto das Corn Islands reabre após modernização
28 September 2017
Infraestrutura é de fundamental importância econômica para a Nicarágua.
As autoridades nicaragüenses reabriram há poucos dias um moderno deque nas paradisíacas ilhas Corn Islands, no Caribe Sul do país, que permitirá receber navios comerciais internacionais, potencializar as exportações e garantir a entrada de derivados de petróleo na região.
O terminal portuário foi inaugurado pelo presidente executivo da Empresa Portuária Nacional (EPN), Virgilio Silva, junto a autoridades locais. O funcionário explicou que durante o ato de abertura que o antigo terminal já havia esgotado sua vida útil, e que por causa disso o acesso dos navios era difícil, trazendo problemas para o abastecimento e para o desenvolvimento maior da localidade. “Era difícil transportar os contêineres e conduzi-los através do terminal, mas hoje, já o consertamos e o deixamos em condição de transportar os mariscos aqui produzidos”.
Além disso, indicou que pelo menos 200 mil galões de combustível entram nas Corn Islands através deste terminal para abastecer as unidades de processamento de mariscos, os veículos que circulam e as usinas termoelétricas. Daí a importância do porto para a economia nicaraguense.
O custo de investimento para modernizar o terminal foi de cerca de US$ 600 mil aproximadamente, que foram pagos pelo Tesouro Nacional da Nicarágua.