Porto Callao, no Peru, é premiado pela tecnologia e inovação

A Associação Americana de Autoridades Portuárias e o Comitê Interamericano de Portos da OEA concederam aos Terminais APM Callao (APMTC), concessionários do Terminal Norte Multiuso Callao, no Peru, o Award for Excellence in the Port Industry 2022, na categoria Tecnologia e Inovação.

Foto: Portal Portuário

O prêmio foi para a APMT Callao por ter implementado neste terminal, um dos maiores e mais complexos terminais portuários de contêineres da América Latina, várias inovações, automatizações e avanços tecnológicos, incluindo o gêmeo digital, uma solução desenvolvida pela SENER a pedido da Equipe de Implementação do Projeto para melhorar a gestão de projetos de infra-estrutura no Terminal Norte Multiuso Callao.

SENER desenvolveu este gêmeo digital com metodologia BIM, que não só garante a máxima confiabilidade em termos de usos funcionais, técnicos e operacionais, mas também permite a integração em escala com novas tecnologias e sistemas de gestão que são implementados na organização, como a Digitalização de Ativos desenvolvida pela APMT.

Características do gêmeo digital do SENER para APMTC

O gêmeo digital desenvolvido pela SENER permite à APMTC gerenciar ativos de infraestrutura a partir de 2020. É uma solução orientada a dados com fluxos de integração que permitem o gerenciamento de grandes processos de dados e poder computacional para mundos virtuais maiores. Assim, com esta ferramenta você pode consultar o status, manutenção, dimensão e operação de seus ativos de infra-estrutura, estruturados por processos funcionais, e também gerenciar e adaptar novas inovações. Este último provou ser crucial para a operação correta do terminal, pois é um terminal marrom com uma operação muito complexa.

O Gêmeo Digital serve como um banco de dados estruturado para as informações e documentação geradas durante o ciclo de vida do projeto. Ter estas informações é vital ao executar a validação de objetos, sistemas e projetos. Além disso, as informações são portáteis e criptografadas, o que significa que todas as pessoas autorizadas podem acessá-las mesmo quando não estão conectadas, através de uma experiência virtual e autônoma, não imersiva, implantada em computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones. A arquitetura digital é modular e facilmente extensível, flexível e sincronizada, capaz de se adaptar às diferentes necessidades funcionais do Terminal. Permite aos usuários isolar elementos, tais como pavimentos, e descobrir utilidades subterrâneas e ocultas.

Também reduz o risco operacional e permite que as áreas sejam dimensionadas para diferentes fins comerciais, facilitando assim projetos futuros. Também melhorou a comunicação com fornecedores e entre os próprios trabalhadores, disponibilizando ferramentas como a presença virtual, reuniões virtuais com interação e apresentações virtuais, entre outras.

Todo o progresso e trabalho pode ser pesquisado na linha do tempo e por versão, permitindo comparações e revisão das mudanças em tempo real. O gêmeo digital reproduz a operação e as características dos objetos e sistemas, o que pode ajudar as equipes a compreender o terminal e prever cenários e problemas futuros, a fim de otimizar as soluções.

Desta forma, a dupla digital SENER permite ao cliente APMT Callao gerenciar de forma confiável seus ativos de infra-estrutura em um dos principais terminais portuários da América Latina nos terminais portuários do Pacífico.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL