Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?

Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore

Luis Miguel Herrera

No México, a construção é a quarta atividade econômica com maior capacidade de geração de empregos. De acordo com o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (INEGI), em março de 2022, o setor contribuiu com 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB) e criou 476.646 empregos diretos. Entretanto, mesmo levando em conta sua relevância, esta indústria teve um impacto direto causado pela contingência sanitária.

A Deloitte, renomada empresa de consultoria, em sua análise “Perspectivas para o Setor de Construção e Imobiliário”, este ramo industrial foi o terceiro a nível regional com a pior queda como resultado da pandemia, com uma contração de 15%. Como se isto não fosse suficiente, o investimento nesta indústria foi atrasado, atingindo MXN221.962 milhões em 2020, além de 333 projetos envolvendo recursos de MXN33.506 milhões.

No entanto, isto chegou a um ponto alto antes da contingência sanitária, pois, de acordo com a Câmara Mexicana da Indústria da Construção (CMIC), começou a desacelerar a partir de 2016, tanto que o faturamento das empresas do setor mergulhou 25%.

Um panorama complicado

O setor da construção tem tentado voltar ao bom caminho em seus esforços para voltar gradualmente aos números pré-pandêmicos. Isto apesar do fato de que, devido a fatores como a inflação e subseqüentes aumentos de preços, sua recuperação pode não estar consolidada até os próximos anos, portanto o desafio não é pequeno.

Durante os dois primeiros meses de 2022, de acordo com o CMIC, a produção das empresas de construção especializadas em construção registrou um crescimento de 8,5% em termos reais em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo um faturamento de 39.937 milhões de pesos.

A digitalização, um recurso necessário

Neste contexto, novas e melhores tecnologias são essenciais para preparar a construção para os desafios que a realidade apresenta. Entretanto, embora hoje estejamos conscientes de sua relevância para a atividade econômica do país, vemos que ainda existem processos, como a previsão orçamentária do projeto ou a edição de planos, que são resistentes a esta mudança. Isto também se deve principalmente a uma relutância em migrar para um mundo digital.

Procore Foto: Procore

Procore

Portanto, empresas especializadas no desenvolvimento de ferramentas para esta atividade descobrem que, com a digitalização da construção no México, abre-se a oportunidade de modernizar e construir o futuro desta indústria, promovendo uma mudança gradual nas práticas e conhecimentos que traz compreensão e vantagens no uso de novas tecnologias.

Assim, em empresas como a nossa, inovamos e desenvolvemos plataformas que nos permitem modernizar a gestão de recursos e a comunicação entre os principais agentes envolvidos na construção dos projetos, bem como sua fase de pré-construção e previsão orçamentária. Uma característica fundamental quando se trata de lidar com a inflação.

A grande lição da pandemia é que devemos estar preparados para tudo, mesmo o mais improvável. Além dos benefícios da tecnologia, nossa real contribuição ao mercado é que ferramentas como a Procore são feitas por pessoas da indústria da construção - que entendem suas características e necessidades - para outros membros da indústria.

A incorporação de tecnologia no setor de construção vai além da eliminação de custos ou recursos em materiais que podem ser digitalizados. Na Procore, descobrimos que, graças às plataformas digitais, há um aumento percebido em transparência, eficiência e comunicação, o que se traduz em um aumento geral na produtividade da construção.

Em minha experiência profissional, as plataformas digitais devem ser vistas como um investimento para melhorar de forma abrangente as operações de qualquer estaleiro ou projeto de construção. Especialmente software que cria uma experiência única ao ser capaz de personalizar certos aspectos que conectam pessoas, sistemas, dados e parceiros ao longo do ciclo de vida da construção.

Desta forma, de forma gradual, mas constante, as empresas de tecnologia planejam alcançar uma digitalização da construção no México. Um objetivo fundamental para um dos setores mais importantes da economia do país que, se realizado corretamente, continuará a gerar bem-estar e fontes de emprego que contribuam para o crescimento nacional. Este é nosso compromisso.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL