Ponte financiada pela empresa que liga Cusco a Apurímac está 40% concluída

O investimento do projeto é de 43,9 milhões de soles e será financiado por meio da modalidade Obras para Impostos.

Foto: APOYO Comunicación

A ponte de Kutuqtay, construída pela empresa de mineração Las Bambas sob a modalidade Obras por Impostos, está 40% concluída até o momento e representa um investimento de S/. 43,9 milhões. Essa obra birregional será uma importante via para veículos e pedestres entre Cusco e Apurimac, como resultado do trabalho conjunto entre a mineradora, o município provincial de Cotabambas e o PROVÍAS Descentralizado.

“A ponte de Kutuqtay é um projeto sonhado há muitos anos e que agora está se tornando realidade graças ao trabalho coordenado entre as autoridades políticas locais, a empresa de mineração Las Bambas e o governo peruano. Esse é o primeiro projeto com grande progresso por meio da modalidade de Obras por Impostos”, disse o prefeito da província de Cotabambas, Dante Contreras, durante sua visita ao local da construção.

A ponte ligará os dois departamentos com um comprimento de 180 metros por 9,2 metros de largura, adequada para o tráfego de veículos e pedestres. Devido à extensão da ponte, foi utilizado um sistema de construção para aumentar sua capacidade de carga e maior eficiência estrutural, tornando-a uma das pontes mais modernas do país.

É importante destacar que, por meio de acordos de investimento público-privados entre os municípios provinciais de Anta (Cusco) e Cotabambas (Apurímac), juntamente com a Minera Las Bambas, também foi proposta a reabilitação das estradas de acesso à ponte em ambas as regiões.

De acordo com o Consorcio Kutuqtay, a empresa responsável pela execução do projeto, essa obra está gerando oportunidades de emprego direto, indireto e induzido, beneficiando as pessoas que vivem nas áreas próximas ao projeto, bem como serviços de hospedagem, restaurante e transporte, com um impacto positivo na economia das famílias das comunidades vizinhas.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL