Plataformas sobre esteiras: na pista certa

O segmento de plataformas sobre esteiras ainda é, sem dúvida, um nicho de mercado entre as plataformas de trabalho e acesso aéreo, que têm grande potencial graças aos avanços na tecnologia e à crescente compreensão de seus atributos por parte dos usuários.

Snorkel 660SJ AT A Snorkel está entrando no mercado de plataformas sobre esteiras com os modelos All Terrain 600S e 660SJ.

Devido ao fato de que correm sobre uma pista de esteiras contínuas em lugar de rodas, estas plataformas têm a capacidade de trabalhar em superfícies delicadas tanto em interiores como em exteriores. As esteiras distribuem o peso da plataforma de acesso motorizado em uma área mais ampla e exercem menor pressão sobre o solo do que quando o peso se reparte em quatro rodas. São, portanto, ideais para superfície frágeis como jardins, interiores, lama, areia e mesmo no gelo.

“Estas máquinas são ideais para aplicações em interiores e exteriores resistentes e de difícil acesso, como aeroportos, estádios, auditórios e centros comerciais. A versatilidade e facilidade de movimento que oferecem estas máquinas é ideal para trabalhos realizados por limpadores de janela, pintores, profissionais de manutenção, eletricistas e podadores de árvores”, explica Mike Brown, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de mercados da JLG para a América Latina.

O tipo mais comum de elevadores com esteiras são as chamadas ‘aranhas’, que são projetadas para ter acesso e operar em espaços reduzidos que podem ser inacessíveis para outros tipos de plataforma de trabalho aéreo. De fato, em alguns serviços especializados, estes equipamentos sobre esteiras podem ser a única forma de realizar um trabalho. Se há restrições de peso ou limites de altura e largura para chegar ao trabalho, então um desenho compacto e a capacidade de operar em uma variedade de condições de terreno são uma vantagem significativa. As considerações ambientais também entram no cálculo para os clientes que buscam uma máquina que possa oferecer um funcionamento limpo e silencioso.

Crescente interesse

JLG X1000AJ A JLG oferece atualmente cinco modelos de lança compacta sobre esteiras, dentre as quais a X1000AJ é uma das mais recentes.

A América Latina ainda tem um longo caminho para fortalecer seu uso de equipamentos de acesso e estas plataformas em particular ainda não são de todo conhecidas e aplicadas nos trabalhos da região. Não obstante, os diferentes fabricantes vão pouco a pouco incorporando novos modelos ao portfólio latino-americano, promovendo suas vantagens.

“Os sistemas de transmissão de esteiras independentes convertem uma plataforma elevatória em uma máquina mais flexível, o que permite trabalhar em aplicações que de outro modo seriam inacessíveis. Por exemplo, quando se abre um novo terreno para o minério de ferro no Brasil ou no Chile, as plataformas elevatórias são cruciais para estabelecer as primeiras operações de extração e de instalação de pessoal de trabalho. Nestas primeiras etapas de uma mina, as superfícies do solo ainda não se limparam, nivelaram ou compactaram, o que frequentemente resulta em barro espesso ou obstáculos que uma lança sobre rodas tradicional não poderia atravessar. As lanças com esteira podem se mover nestes lugares, o que lhes permite começar a trabalhar antes, o que seguramente vai economizar tempo e dinheiro para toda operação”, diz Sean Larin, gerente de produto da Genie.

Outra empresa que tem muita fé no mercado latino-americano é a italiana Palazzani. Na opinião de Serena Mingardi, do departamento de vendas, marketing e imprensa da companhia, “o mercado da América Latina é um mercado com potencial muito grande, e se encontra em uma fase aberta sobre as plataformas sobre esteiras”. De fato, a executiva está otimista com relação a futuras vendas e destaca estar em busca de novos distribuidores. “Esperamos encontrar alguns mais, porque neste momento estamos representados apenas em alguns países (entre os quais se destacam Panamá, Colômbia, Chile e México), mas em outros não. Por isso estaremos abertos a novas colaborações devido à importância que terá este mercado no futuro”, afirma.

Ampliando portfólio

Palazzani XTJ 37+ Um dos últimos lançamentos da Palazzani é a XTJ 37+.

A JLG oferece atualmente cinco modelos de lança compacta sobre esteiras com diferentes áreas de trabalho, sendo seus modelos mais populares e demandados a X600AJ e X770AJ.

Em 2019, a JLG apresentou a lança sobre esteiras compacta X100AJ, que graças a seu tamanho (largura de 1,19 metro) pode passar através de uma porta dupla padrão, o que facilita seu movimento entre aplicações interiores e exteriores. Este equipamento tem uma altura máxima de 100 pés (30,4 metros) e oferece um alcance horizontal de 54 pés (quase 17 metros).

A X100AJ também oferece um novo design de coluna articulada, que dá aos operadores a capacidade de trabalhar elevado, mas próximo à superfície de uma estrutura. A nova tecnologia inteligente melhora a funcionalidade da lança ao permitir múltiplos movimentos simultâneos. Além disso, se agregaram estabilizadores autonivelantes de um toque, e protetores de estabilizador recobertos de Teflon, para estabilizar e nivelar a máquina em inclinações de até 16 graus.

O modelo também oferece uma capacidade de plataforma sem restrições de 226 kg, o que permite aos operadores levar mais materiais à área de trabalho, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e seguro. “As pistas retráteis que não deixam marcas, junto com um sistema de desconexão de plataforma patenteado, facilitam a manobra da máquina em espaços reduzidos”, agrega Brown.

“Esperamos que a demanda por este novo modelo aumente ao longo do ano, já que o lançamento inicial se atrasou devido a complicações relacionadas com a pandemia. Não obstante, antecipamos uma ampla aceitação da X1000AJ na região”, conclui o executivo.

Tecnologia patenteada

Existe uma necessidade crescente de fazer mais com uma só máquina, tanto para levantar, mais como para operar em mais locais. É assim que a Genie se concentrou em aumentar a capacidade de operação de seus elevadores de lança e ampliar as opções disponíveis. Também há uma maior necessidade de trabalhar em mais lugares, com locais de trabalho grandes que requerem máquinas que possam funcionar tanto em exteriores como em interiores.

Genie S-80 J TraX A S-80 J TraX, da Genie, estará disponível na primeira metade do ano.

Uma das principais novidades da Genie é sua S-80 J Trax, equipamento que conta com sistema de transmissão de esteira de quatro pontos, patenteado e independente, e que estará disponível na primeira metade de 2021. Este novo modelo vem ampliar sua nova geração de modelos TraX, incluindo a S-40 TraX, S-45 TraX, S-60 TraX, S-65 TraX e Z-62/40 TraX, introduzidas em 2019.

Com 24,51 metros, a S-80 J TraX é a única plataforma de lança autopropelida nesta classe de altura equipada com esteiras. O sistema Genie TraX é apto para operar em qualquer terreno com pressão de contato mais baixa para reduzir o dano, como quando se opera em superfícies sensíveis como gramado úmido, barro, areia e neve, assim como em superfícies de pedra britada, concreto sem acabamento, asfalto irregular e outras.

“Os operadores verão que a S-80 J TraX oferece um rendimento operacional suave quando se encontra com mudanças bruscas na inclinação, incluído o ângulo de ruptura em muitos reboques de transporte. Conta com quatro pistas de aço triangulares independentes revestidas com borracha em cada esquina. A esteira gira um total de 22° para cima e para baixo, a fim de manter contato constante com o solo, e tem ângulo de direção de 30°, que oferece as capacidades de condução e direção de uma máquina tradicional com direção de roda dianteira”, explica Larin.

Fuerza compacta

Um dos mais recentes lançamentos da Palazzani é sua XTK 37+, máquina que segundo Mingardi oferece um esquema de trabalho muito interessante, com altura de trabalho variando de -5,5 metros a 37 metros, e com alcance de até 16 metros. “O equipamento é extremamente compacto, com 7800mm de comprimento, 1200mm de largura e apenas 2000mm de altura. O novo spider vai surpreender por suas excelentes prestações e facilidade de uso, graças à implementação das tecnologias mais avançadas”, diz a executiva.

A nova XTJ 37+ amplia a gama existente de plataformas aranha da Palazzani, de 17 a 52 metros de altura, e estará disponível tanto em versões de esteira como de rodas assim como em opções Bi-energy (Diesel + AC), ECO (AC + Opções de alimentação CC) e híbrida (diesel + CC).

Entrando no mercado

Uma empresa que entrou recentemente no mundo das lanças sobre esteiras é a Snorkel, através do lançamento de seus modelos All Terrain 600S e 660SJ. “Estes elevadores são versões sobre esteiras dos populares elevadores Snorkel de braço telescópico de tamanho médio I”, explica Matthew Elvin, CEO da Xtreme Manufacturing & Snorkel.

Ambos os modelos estão equipados com quatro esteiras de borracha independentes para seu uso em terrenos difíceis ou onde se requeira baixa pressão sobre o solo. As esteiras são adaptadas a gramado e podem atravessar terrenos irregulares sem se atolar em sedimentos, solos moles, areia, neve ou barro, e ambos os modelos podem subir inclinações de até 45%.

A nova Snorkel 600S oferece uma altura máxima de trabalho de 20,6 metros, um alcance de 16 metros e pode levantar na plataforma um limite máximo de 272 kg. Por sua vez, com uma lança jib de 2 metros, a Snorkel 660SJ oferece altura máxima de trabalho de 22,4 metros com alcance máximo de 18 metros. Ambas utilizam um motor turbo diesel Cummins de 65 CV, e pesam 12.097 kg e 13.050 kg respectivamente.

“Estes modelos All Terrain são novos para a Snorkel, mas vemos muitas oportunidades para seu uso, particularmente em ambientes todo terreno, como dentro e ao redor de pedreiras e minas, assim como em áreas de grande altitude”, diz Elvin.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL