Plataformas elevatórias: subindo o padrão

As mudanças contemporâneas da indústria são vistas a olhos nus e facilmente identificadas.

A plataforma autonivelante tem uma rotação horizontal elétrica de 180° para posicionamento preciso e fácil manuseio.

Aspectos cruciais como segurança, economia e agilidade já receberam a devida atenção. Além disso, a questão do carregamento das plataformas aéreas é igualmente relevante. Os modelos movidos a bateria destacam-se pela eficiência e rapidez no processo de recarga, proporcionando maior produtividade em operações de turnos contínuos, além de serem equipamentos silenciosos. O investimento em plataformas elevatórias oferece uma gama de benefícios para a operação, incluindo retornos financeiros.

Muitas empresas buscam transformar suas operações, e as plataformas elevatórias podem desempenhar um papel crucial no aumento da eficiência e da agilidade. Esses detalhes operacionais fortalecem diversos setores, abrangendo desde indústrias até prestadores de serviços, grandes varejistas e outras operações.

Produzida em variados modelos e configurações, a plataforma elevatória é de suma importância para projetos na Construção Civil e na indústria em geral.

Em termos simplificados, pode-se defini-la como uma espécie de elevador industrial conectado a uma plataforma de trabalho utilizada para operações em alturas diversas.

Seu uso desembaraça as tarefas de profissionais que executam serviços em locais de difícil acesso, os quais não poderiam ser alcançados sem a assistência de um equipamento.

Embora existam outros dispositivos destinados a trabalhos em altura, como escadas e andaimes, nenhum deles rivaliza com a plataforma elevatória em termos de eficiência e segurança.

Por conseguinte, essas plataformas vêm sendo cada vez mais adotadas, uma vez que preservam a integridade física dos trabalhadores ao proporcionar segurança, além de garantir uma abordagem mais adequada para os serviços, graças à versatilidade do equipamento.

Sustentável

A plataforma autonivelante tem uma rotação horizontal elétrica de 180° para posicionamento preciso e fácil manuseio.

Imponente no setor, a Mills oferece uma das maiores frota de plataformas elevatórias da América Latina. São diversos modelos dessa como elétrica, a diesel e híbridas.

Entre os diferenciais estão as plataformas híbridas e elétricas, que são escolhas para quem busca aumentar aumento da produtividade, sem perder autonomia, além de

baixa emissão e menos ruídos. É possível trabalhar em ambientes abertos ou fechados, em alturas de até 20 metros.

Na gama de opções da empresa é possível encontrar a lança elétrica articulada Genie Z-34/22 DC oferece uma operação silenciosa e livre de emissões nos ambientes de trabalho mais sensíveis.

É uma máquina de 48V DC, com um gerador a diesel funcionando como um carregador de bateria de 100 amp, o que o torna ideal para aplicações em ambientes internos e externos.

A plataforma de autonivelamento apresenta uma rotação horizontal elétrica de 180° para obter posicionamento preciso e fácil operação.

Grande capacidade

Muito forte no mercado, a Haulotte conta com modelos telescópicos (14 a 43m) e booms de peso leve (até 16m), equipamentos articulados para terrenos acidentados ou elétricos (12 a 41m equipamentos de uso individual subindo até 14m, além de uma diversidade de tipo tesoura para uso interno e externo (8 a 18m).

A empresa alega que a arquitetura telescópica viabiliza elevações diretas e lineares, conferindo às plataformas uma notável facilidade de utilização. Elas apresentam o alcance mais eficaz, sendo capazes de alcançar áreas de trabalho mais elevadas em comparação com outros tipos de plataformas. As lanças telescópicas demonstram eficiência mesmo em terrenos desafiadores, adaptando-se a todos os tipos de solo devido às suas capacidades excepcionais. Com movimentos proporcionais e simultâneos, proporcionam um elevado nível de conforto e segurança.

La garantía se aplica a las nuevas compras de equipos realizadas a partir del 1 de enero de 2024. Imagen: Haulotte

A HT43 RTJ PRO possui capacidade de carga 230kg (2 pessoas) /450kg (3 pessoas) e se destaca com características de direção para todo terreno: 4 rodas com tração e direcionais, com eixo oscilante. Com um mercado em constante evolução, seus diferenciais contam ainda com até 4 movimentos proporcionais simultâneos, cesto modular e de fácil reparo e fácil acesso a todos os componentes.

E em 2024 agregou mais um diferencial...

Com mais de 40 anos de expertise na concepção e fabricação de equipamento de elevação, a Haulotte destaca-se como fabricante de equipamento de elevação a oferecer uma garantia mundial de 5 anos para as suas tesouras elétricas, cobrindo alturas de 8 a 14 metros.

Ao assegurar uma garantia de 5 anos para peças e mão de obra, a Haulotte proporciona tranquilidade aos clientes, eliminando surpresas e garantindo custos de manutenção controlados. Esta iniciativa permite que os clientes concentrem-se no seu core business e otimizem o seu Custo Total de Propriedade (TCO).

Os modelos abrangidos são Optimum 8 e Compact Range: 8N, 10N, 10, 12 e 14.

Garantia aplica-se a novas aquisições de equipamento feitas após 1 de janeiro de 2024. Imagem: Haulotte

A Haulotte mantém altos padrões de qualidade internacional em todos os seus produtos, submetendo os componentes e equipamentos a rigorosos testes de qualificação e resistência. A durabilidade, robustez e confiabilidade imediatas após a introdução no mercado são características distintivas do equipamento Haulotte.

Durante o ciclo de vida do equipamento, a Haulotte continua um processo de melhoria contínua, incorporando feedback dos clientes para adaptar soluções às suas necessidades e garantir uma fiabilidade consistente ao longo do tempo. O compromisso da Haulotte reflete-se não apenas na engenharia excepcional do equipamento, mas também na redução do número de intervenções necessárias, limitação dos custos de manutenção e aumento do valor de revenda.

Além disso, a garantia é transferível para futuros proprietários em caso de revenda do equipamento, desde que seja seguido o calendário de manutenção recomendado pela Haulotte. A garantia aplica-se a novas aquisições de equipamento feitas após 1 de janeiro de 2024 e é válida a partir da data de entrega da máquina, com informações detalhadas disponíveis na rede de distribuição Haulotte.

Mais sensação de conforto e segurança da Heulotte.

Vasta escala

Plataforma de tijera eléctrica XG1212AC/1412AC/1614AC con 2 ruedas motrices y un 25% de inclinación.

A gigante XCMG, também investe pesado em atualizações constantes. O portfólio é completo e abrange tesouras elétricas (baterias gel seladas ou íon lítio) e a Diesel, articuladas elétricas (baterias gel selada ou íon lítio) e a Diesel e telescópica a diesel.

E no momento as mais buscadas são as elétricas, mas também destaque para as com motores diesel, alega a empresa.

“Com certeza o mercado irá crescer cada vez mais, pois o mundo procura equipamentos para trabalhos em alturas seguros e as Plataformas Elevatórias Móveis de Trabalho – PEMT são seguras para elevar pessoas com total confiança.”, avalia Jacques Chovghi Iazdi da Divisão de Plataformas Elevatórias móveis de trabalho - PEMT Brasil.

Na realidade os 3 tipos de plataformas se destacam, tais como: Tesouras, articuladas e telescópicas. Ou seja, para cada tipo de trabalho em altura sempre terá uma plataforma adequada.

“Nossas plataformas têm alta tecnologia embarcada, tal como sensor de antiesmagamento nas plataformas articuladas e telescópicas. Baterias gel selada e baterias de íon lítio”, complementa.

Para atentar às mudanças no mercado...

O que mudou no mercado de PEMT com a entrada em vigor da revisão da NR18?

A versão atualizada da NR18 trouxe significativas alterações no que diz respeito ao uso das plataformas elevatórias. Anteriormente conhecidas pela sigla PTA, a nova NR introduziu a terminologia PEMT - Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho.

A primeira mudança notável foi a própria denominação formal desse equipamento. Essa alteração, que adotou o termo utilizado em Portugal, tem impacto mínimo ou nenhum no uso do equipamento, buscando facilitar o entendimento entre os países de língua portuguesa.

Os requisitos que regem a operação das PEMT na nova NR18 estão detalhados nos tópicos 18.12.33 até 18.12.42.

No primeiro tópico, é estabelecido que “Os requisitos de segurança e as medidas de prevenção, bem como os meios para a sua verificação, devem atender às normas técnicas nacionais vigentes”. No Brasil, a única norma técnica específica para plataformas elevatórias é a NBR 16776 (ABNT), tornando-se obrigatória para todos, abrangendo requisitos desde o projeto até a operação e manutenção do equipamento.

As mudanças na revisão da NR18 em relação aos requisitos normativos para a habilitação do operador de PEMT foram ainda mais significativas. O item 2.1.g do anexo I da NR18, que trata do conteúdo programático para o operador de PEMT, determina que este deve seguir o disposto em norma técnica nacional vigente. Novamente, a NBR 16776, em seu anexo F, define requisitos para a qualificação do operador, abrangendo aspectos teóricos e práticos, incluindo a seleção da PEMT, a importância dos manuais, a familiarização, os riscos operacionais, entre outros.

Outra mudança relevante no processo de revisão da NR18 foi a publicação da norma em 10 de fevereiro de 2020, proporcionando às empresas cerca de dois anos para se adequarem. Além disso, a revisão da NR01, que entrou em vigor simultaneamente, também foi significativa, estabelecendo requisitos para treinamentos em todas as demais Normas Regulamentadoras, incluindo informações para o certificado, signatários do certificado, e outros requisitos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL