Plataforma de gerenciamento de projetos: Por que ela é útil para maximizar e tornar seu orçamento transparente?

29 September 2022

Por: Luis Herrera, Head da Procore para América Latina.

Procore (foto: Procore)

No México, como no resto do mundo, a inflação tornou a compra de materiais de construção mais cara, o que tem um impacto sobre os custos finais das obras de construção. De acordo com a Câmara Mexicana da Indústria da Construção (CMIC), no final do primeiro semestre de 2022, os preços dos insumos aumentaram 16,8%, dados apoiados pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI).

É por isso que, recentemente, as plataformas digitais de gerenciamento de projetos se posicionaram, dentro do mercado nacional, como uma ferramenta eficaz e confiável ao gerenciar os recursos utilizados em qualquer projeto.

Na Procore, a experiência nos diz que uma comunicação e colaboração adequadas são pilares fundamentais dentro de um projeto de construção; se algum deles faltar, isso se reflete nos resultados. Assim, as equipes de projeto passam mais de um terço de seu tempo lidando com as consequências da má comunicação, e pesquisando respostas a perguntas que realmente deveriam ser fáceis de responder.

Esta é uma situação comum quando se trata de fluxos de trabalho financeiros, já que, na maioria das vezes, eles envolvem quase todas as partes interessadas em levar o trabalho “a bom termo”. Além disso, a saúde orçamentária de um projeto é um reflexo de todos os aspectos-chave do trabalho.

É por isso que, quando as equipes de campo e de escritório não têm acesso a este tipo de informação, ou apresentam erros ou omissões, existe o risco de não poderem trabalhar em conjunto para fazer algo a respeito. É por isso que os tomadores de decisão precisam habilitar suas equipes a gerenciar as finanças do projeto em estreita colaboração.

Inteligência financeira para equipes

Ao implementar um sistema integrado de gerenciamento de projetos e contabilidade, onde todos os participantes têm as informações necessárias em tempo hábil, os atrasos podem ser significativamente reduzidos.

O investimento em tecnologia que conecta perfeitamente operações e dados financeiros permite que as equipes de projeto e contabilidade confiem nos sistemas de registro uma da outra; entretanto, a integração das duas aumenta a precisão dos dados através da troca de informações em tempo real.

Luis Herrera, Head da Procore para América Latina. Luis Herrera, Head da Procore para América Latina. (Foto: Procore)

Alguns dos benefícios de ter um software de gerenciamento de construção que integra sistemas operacionais e financeiros são:

1. Confiança nos dados

As informações de um sistema são sincronizadas com o outro, eliminando a entrada duplicada e aumentando a confiança de que os dados estão livres de erros ao eliminar a entrada dupla.

2. Fontes de informação sincronizadas

Dados atualizados do projeto e da contabilidade são acessíveis em tempo real, fornecendo fontes únicas e sincronizadas de verdade para ambas as equipes.

3. Melhor colaboração e participação

As equipes estão unidas por um conjunto consistente de dados e pela liberdade de encontrar de forma independente as informações de que necessitam para realizar seu trabalho.

4. Gestão de custos em tempo real

Os gerentes de projeto podem recuperar os dados de custo e rentabilidade do projeto em tempo real, dando à equipe a visibilidade necessária para identificar problemas potenciais e encontrar soluções inteligentes que se mantenham dentro do orçamento.

Os benefícios de ter plataformas digitais que unificam processos foram refletidos no mais recente estudo ROI 2022, que destaca que, com o apoio de nossas aplicações, os clientes pesquisados viram 48% de aumento na capacidade de volume de construção por pessoa. Além disso, 73% dizem que a Procore melhora sua capacidade de rastrear e gerenciar os custos dos projetos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL