PlanRadar: Gerenciamento completo

Fundada em 2014, a empresa oferece uma plataforma digital de Software as a Service (SaaS) de gerenciamento para documentação, tarefas e comunicação em projetos de construção e do mercado imobiliário, bem como de outros segmentos.

Henrique Bragança, country manager para o Brasil da PlanRadar (Foto: Divulgação)

A PlanRadar é uma solução completa para as tarefas de documentação, organização, comunicação, rastreamento e relatórios de um projeto. O aplicativo se destaca por elaborar, por exemplo, um relatório de lista de pendências sem complicações, apontando o que pode ser um defeito de um projeto.

O software já tem um modelo incorporado, portanto, basta inserir os dados do progresso do dia e é possível registrar todas as atividades no site e compartilhar o progresso com a equipe por meio do aplicativo. A estrutura do diário do site também é personalizável, portanto, e o cliente pode criar seu próprio modelo de acordo com as necessidades da empresa.

A CLA conversou com Henrique Bragança - Country Manager da PlanRadar no Brasil sobre como novas tecnologias trazem um fito de cenários com diversificação e velocidade à área.

Henrique é executivo de negócios com 17 anos de experiência diversificada expandindo startups e scale-ups internacionais de B2B SaaS para o Brasil e outros países da América Latina, incluindo México e Argentina (por mais de 10 anos), oferecendo consultoria de negócios e lançamento de produtos para grandes corporações multinacionais.

1. Primeiro, por favor, fale um pouco mais sobre a PlanRadar.

A PlanRadar é uma empresa de tecnologia austríaca que conta com uma plataforma de gestão de tarefas, gestão de documentos e comunicação utilizada por mais de 120.000 pessoas em 75 países - ela foi fundada há 10 anos e nela trabalham mais de 400 funcionários globalmente.

Nossa visão na PlanRadar é que todos os edifícios e ativos fixos do mundo sejam construídos e operados por uma solução digital. Assim, todo o ciclo da construção pode se tornar mais produtivo e rentável, além de potencializar a gestão de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Fazemos isso por meio da nossa plataforma que é ao mesmo tempo robusta e intuitiva, apresentando um painel de controle que dá muita visibilidade aos gestores e um aplicativo tão simples de usar que mesmo quem não teve acesso à educação formal utiliza com facilidade.

Outra grande vantagem da nossa plataforma é que ela permite que a comunicação escritório-obra seja mais afinada, pois por meio dela todos estarão sempre com a versão mais atualizada do projeto e poderão acompanhar em tempo real tudo que precisa ser feito, já que as atividades são delegadas (inclusive a outras empresas) com marcações nas plantas e nos modelos tridimensionais em BIM (Building Information Modeling) e toda a comunicação é direcionada a essas marcações, assim nada se perde como acontece quando a comunicação é realizada somente por aplicativos tradicionais de mensagens.

Além disso, relatórios são gerados em segundos, no próprio canteiro de obras, diretamente pelo celular ou tablet, o que gera uma economia de até sete horas por semana por usuário, segundo nossos próprios clientes.

2. É importante que a área de construção esteja sempre atualizada e alinhada com as tendências. Mas há quem diga que no Brasil essa atualização ainda está atrasada. O que você acha?

O Brasil é um dos principais mercados para a construção civil no mundo e tem evoluído cada vez mais rápido. A busca por inovação tem crescido, o que para nós é algo notável especialmente pelo interesse cada vez maior de empresas brasileiras na nossa plataforma. Com atuação global, a PlanRadar acompanhou a evolução do setor em países com realidades mais adversas. Por exemplo, na Sérvia, a Delta Real Estate, utilizando nossa plataforma, renovou um hotel do século XIX respeitando as características originais.

A implementação da PlanRadar possibilitou a facilitação e o gerenciamento mais eficiente de todo o processo, especialmente para monitorar o andamento do projeto, redigir relatórios de canteiro de obras e manter registros de possíveis atrasos nos planos, que de outra forma representariam desafios significativos.

Nós viabilizamos que a Delta acompanhasse digitalmente diariamente a situação completa no canteiro de obras, mantendo-se informada em tempo real sobre o andamento das obras e sabendo se houve algum atraso nos prazos.

Algumas das melhorias mais óbvias incluíram a diminuição no número de horas que as pessoas passaram trabalhando no projeto, relatórios criados de forma mais fácil e rápida sobre a situação do canteiro de obras e um maior nível de transparência dos dados trocados entre os participantes do projeto.

3. Por que é essencial antecipar os riscos do projeto?

Alguns aspectos são diretamente impactados com um planejamento adequado, como economia de recursos, otimização de tempo e segurança dos colaboradores.

Quando se trabalha com empresas parceiras, é essencial registrar todas as solicitações de forma organizada para se resguardar de qualquer mal-entendimento em relação a responsabilidades. Como a PlanRadar mantém um histórico completo das solicitações a terceiros, por exemplo, a plataforma ajuda clientes a se resguardar em relação a pleitos, tendo ainda a certificação ISO 27001, referência internacional para a gestão da segurança da informação.

4. A PlanRadar viabiliza um cronograma que deve incluir todos os marcos e estágios que deseja realizar até o final do projeto, certo? Como funciona esse alerta?

É possível tanto criar e gerenciar o cronograma do projeto localmente como também é fácil importar cronogramas criados em diversas outras ferramentas. O cronograma passa a ser vivo na PlanRadar, porque conforme as tarefas vão sendo realizadas, a plataforma atualiza automaticamente o percentual de cumprimento do mesmo. Atualizações em tempo real melhoram muito a comunicação e reduzem o retrabalho.

5. Outra etapa importante é supervisionar e se certificar de que os funcionários ou colegas de equipe estão trabalhando de acordo com seu plano inicial. Como isso pode ser feito?

Na plataforma da PlanRadar é possível acompanhar a situação de todas as atividades do projeto, vendo as que estão concluídas, as que estão pendentes e em revisão. Dessa forma, os gestores conseguem ter uma visão facilitada do andamento da construção, identificando pontos que precisam de atenção especial.

6. A precisão do trabalho é possível?

Sim e deve ser considerada o parâmetro principal na concepção de um projeto. No entanto, ao usar plataformas - como a PlanRadar - que permitem o acompanhamento diário dos processos e um arquivo do trabalho realizado, é possível que sejam feitas mudanças a fim de alcançar o resultado final desejado com uma otimização de tempo e dinheiro.

7. Quais são os ingredientes que devem conter um bom relatório de status de projeto?

Antes de idealizar o relatório, é importante que cada empresa saiba o que ela precisa acompanhar. Cada projeto terá seus riscos e suas particularidades, é importante que o status mais do que mostrar o clássico, que é o avanço do projeto, os marcos que estão sendo alcançados ou não de acordo com o cronograma, lições que foram aprendidas durante a etapa em que o status está sendo enviado, pontos críticos e providências que precisam ser tomadas. Assim, todos os envolvidos devem estar sempre na mesma página.

A plataforma da PlanRadar possibilita que isso aconteça, porque o gestor do projeto pode selecionar o que precisa e gerar os relatórios mais importantes para a sua necessidade.

8. Com cada vez menos tempo a se perder, como aumentar a produtividade?

O tempo é um fator essencial em qualquer estratégia de negócios. Isso é particularmente evidente na indústria da construção, onde o retrabalho está longe de ser incomum, causando atrasos em todas as etapas dos projetos. Situações imprevistas causadas pelo retrabalho têm consequências não só do ponto de vista econômico, mas de todo o projeto e do negócio como um todo, que podem ser evitadas com o uso das ferramentas certas.

De acordo com relatório da PlanRadar, 11% dos custos totais dos projetos são atribuídos ao retrabalho, ressaltando a necessidade de estratégias e processos de gerenciamento de projetos mais eficazes para reduzir as retificações.

Por isso, o corte na necessidade de retrabalho é o primeiro passo para uma gestão mais eficiente em todas as etapas do processo - e 89% dos nossos clientes pesquisados em 2023 nos disseram que utilizar a PlanRadar os ajudou a reduzir os custos de retrabalho.

9. Outra ideia muito em voga é a de que a tecnologia pode ser utilizada para a preservação do meio ambiente. A sustentabilidade caminha lado a lado com a inovação. Como a PlanRadar apoia nesse sentido?

Gerenciar um canteiro de obras ou uma instalação envolve responsabilidade ambiental e social. As soluções tecnológicas baseadas em dados ajudam a cumprir esta responsabilidade, permitindo que os gestores de operações de instalações e edifícios integrem práticas sustentáveis em qualquer fase do ciclo de vida das operações e na manutenção do edifício. Isso ajuda a reduzir a pegada de carbono e aumentar a produtividade.

Essa ideologia se materializa por meio de um conjunto de padrões denominado ESG, que significa Ambiental, Social e Governança. A construção verde é um dos frutos da adoção de ESG e agora também está impactando a gestão de instalações. Mas para alcançar a implementação total, soluções digitais, como software de gestão de instalações, devem ser utilizadas para preencher as lacunas que impedem a prestação de serviços de alta qualidade que as partes interessadas exigem. A PlanRadar apoia clientes dessa forma.

10. O uso de software permite também que a construção civil atue com um conceito diferenciado, sem rabiscos e dados perdidos em papéis. Acredita que em breve, ter esses papéis, será obsoleto?

Mesmo que ainda haja o uso de papéis, o volume será extremamente reduzido: será cada vez mais comum o uso de tecnologia na construção civil. No setor, já é possível gerenciar todas as etapas do processo através de plataformas, como a PlanRadar, que possibilitam o registro do andamento da construção, podendo ser acompanhada por todos da equipe.

11. Outra polêmica é a de que com a prevalência da tecnologia nesse mercado, haverá cortes de pessoal, ou podemos enxergar como um mercado que passa a exigir mão de obra mais qualificada e condições de trabalho mais seguras, satisfatórias e rentáveis, não?

A adoção de plataformas será para melhorar os processos já realizados hoje em dia. Não acredito que haverá cortes de pessoal tão cedo no Brasil - vejo, sim, uma grande necessidade de atração e qualificação de mão-de-obra reportada por diversas construtoras com as quais estamos conversando.

12. As profundas transformações pelas quais esse mercado passa ainda estão sendo compreendidas em sua amplitude?

Sim, nós da PlanRadar já vemos uma mudança de mentalidade do mercado, estando cada vez mais a favor de tecnologias que facilitam o trabalho, porém nem toda empresa é ágil e algumas precisam acelerar o ritmo de mudança para não ficarem para trás. A transformação digital só acontece de verdade quando é acompanhada pela transformação cultural e as companhias que têm mais sucesso no processo geralmente contam com o apoio contínuo da alta liderança.

13. Quais são as suas previsões para o futuro no setor?

Já trabalhei por muitos anos com inteligência artificial e ela vai ser excelente para o setor da construção civil, porém, acredito que, antes disso, a prioridade é que o básico seja muito bem-feito.

Muito se fala em BIM, porém o BIM poucas vezes chega de fato no canteiro de obras: quando se projeta em BIM, depois do modelo tridimensional estar pronto, além de não explorarem suas múltiplas dimensões, muitas vezes as pessoas ainda plotam plantas como antigamente e as usam na obra - sendo que, em diversos momentos, a planta que você encontra no canteiro não é mais atualizada.

Uma forte tendência é que isso mude: a tendência, como tenho ouvido de diversos profissionais do setor, é “trazer o BIM pra jogo”: é que se leve o BIM para ser usado com simplicidade no dia a dia da obra para que a gestão de tarefas aconteça com marcação no modelo BIM de onde a atividade precisa ser realizada. É aumentar a produtividade com os documentos certos sendo facilmente acessados pelas pessoas envolvidas. É evitar retrabalho com uma comunicação eficiente, não se perdendo o histórico e o acompanhamento correto em um aplicativo genérico de mensagens.

É buscar viver as boas práticas de ESG e não deixar que seja apenas uma sigla da moda. Dessa forma, para o futuro, eu vejo canteiros de obra mais seguros, sustentáveis, ágeis e produtivos com muita tecnologia. É gratificante acompanhar diversos clientes evoluindo em todos os itens que mencionei. E estou seguro que, em conjunto com outras soluções tecnológicas, a PlanRadar vai continuar fazendo a diferença para aqueles que querem impactar positivamente o setor da construção civil no Brasil e em todo o mundo.

Documentos de suporte

 
PlanRadar chega ao Brasil _ Notícias _ Baguete.html Size: 46.3 KB Click to download
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL