Petrobrás lança programa RefTOP
By Luciana Guimaraes20 July 2021
Os investimentos inicialmente previstos no RefTOP (Refino de Classe Mundial) até 2025 são de aproximadamente US$ 300 milhões e programa consiste em um conjunto de iniciativas que buscam implementar melhorias para aumentar a eficiência e desempenho operacional das refinarias que não estão na carteira de desinvestimento - Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), Refinaria Duque de Caxias (Reduc), Refinaria de Capuava (Recap), Refinaria de Paulinia (Replan) e Refinaria Henrique Lage (Revap).

Intuito é posicionar a Petrobras de forma mais competitiva na abertura do mercado de refino de petróleo no país.
A nível de comparação, foram avaliadas referências mundiais dos principais indicadores de refino para definir os objetivos do programa.
Empresa focará em aproveitamento de insumos como gás natural, energia elétrica e vapor nas próprias operações. “O programa tem forte viés de eficiência energética. Além de diminuirmos nosso custo de energia, vamos passar a ter um processo de refino mais sustentável, com maior rentabilidade e menor emissão de gases de efeito estufa para o meio ambiente”, destacou Elza Kallas, gerente executiva de Refino.
Execução em etapas:
1 -representações digitais das instalações operacionais - para monitoramento em tempo real, redução de falhas e facilitação na tomada de decisões.
2- aumento da produção de derivados de alto valor agregado, como Diesel e Propeno – matéria-prima da indústria petroquímica para a produção de embalagens e peças para automóveis, por exemplo.
A companhia vai alavancar o processamento de petróleos do Pré-Sal, e incrementar oportunidades de aumento da margem de refino.
Os óleos do Pré-Sal possuem elevada qualidade e baixo teor de enxofre favorecendo a produção de Bunker (combustível marítimo) e Diesel S10 (Ultra Low Sulfur Diesel, com enxofre menor que 10ppm).
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

