Petrobras deve a fabricantes de máquinas

26 November 2015

Comperj

Comperj

Fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos pesados têm a receber da Petrobras e algumas de suas contratadas uma dívida total estimada em cerca de R$ 490 milhões.

O valor corresponde ao provimento de equipamentos a vários projetos da empresa sob a responsabilidade das construtoras ora investigadas, como refinarias e plataformas de extração de petróleo.

Com o início da operação Lava Jato e o congelamento total de pagamentos por parte da estatal a suas contratadas envolvidas nas denúncias, o maquinário está parado em canteiros de obra sem gerar retornos a seus provedores.

De acordo com a Abimaq, cerca da metade desse portfólio de equipamentos foi entregue à Petrobras e suas contratadas, enquanto a outra metade foi comprada, mas nem sequer chegou a ser entregue. Muitos equipamentos são feitos sob medida para os projetos da Petrobras. Em todos os casos, os pagamentos ainda são devidos.

A associação da indústria de máquinas afirma que entre as empresas credoras, há muitas companhias de médio porte, que por não receber um pagamento de um cliente como a Petrobras ou alguma das grandes construtoras, podem vir a fechar as portas.

Na imagem, as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, atualmente parado devido às investigações.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL