Petrobras deve a fabricantes de máquinas

By Fausto Oliveira26 November 2015

Comperj

Comperj

Fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos pesados têm a receber da Petrobras e algumas de suas contratadas uma dívida total estimada em cerca de R$ 490 milhões.

O valor corresponde ao provimento de equipamentos a vários projetos da empresa sob a responsabilidade das construtoras ora investigadas, como refinarias e plataformas de extração de petróleo.

Com o início da operação Lava Jato e o congelamento total de pagamentos por parte da estatal a suas contratadas envolvidas nas denúncias, o maquinário está parado em canteiros de obra sem gerar retornos a seus provedores.

De acordo com a Abimaq, cerca da metade desse portfólio de equipamentos foi entregue à Petrobras e suas contratadas, enquanto a outra metade foi comprada, mas nem sequer chegou a ser entregue. Muitos equipamentos são feitos sob medida para os projetos da Petrobras. Em todos os casos, os pagamentos ainda são devidos.

A associação da indústria de máquinas afirma que entre as empresas credoras, há muitas companhias de médio porte, que por não receber um pagamento de um cliente como a Petrobras ou alguma das grandes construtoras, podem vir a fechar as portas.

Na imagem, as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, atualmente parado devido às investigações.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL