Pesquisa no México pode levar a concreto ecológico

By Fausto Oliveira11 June 2019

Através de significativa redução no fator clínquer do cimento, pelo uso de cinza vulcânica.

cinvestav

Pesquisadores mexicanos estão avançando no conhecimento da aplicação da cinza vulcânica para o desenvolvimento de novos tipos de cimento, o que abre possibilidades novas para traços de concreto.

Uma equipe liderada por José Iván Escalante García, do Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (Cinvestav), vem explorando o material liberado pelos vulcões.

De acordo com seus primeiros resultados, a redução do fator clínquer na produção de cimento pode chegar a 80%. O clínquer é o material produzido a partir da mistura de argila e calcário em fornos de altíssima temperatura. Sua produção é responsável por quase toda a emissão de gases de efeito estufa da indústria cimenteira.

Além de sua vantagem ecológica, a cinza vulcânica está associada também a um menor custo de produção, dado que é abundante e tem composição química apropriada para substituir o clínquer na produção de cimento.

A equipe do Cinvestav já chegou a produzir 15 fórmulas alternativas ao cimento Portland tradicional através da aplicação de cinzas vulcânicas.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL