Peruano é primeiro graduado internacional do ThinkBIGGER da Caterpillar

ThinkBIG, que combina treinamento na Tecsup e estágios em oficinas da Ferreyros para treinar técnicos de manutenção de máquinas pesadas

Juan Cavero Rau, um talentoso especialista peruano em equipamentos pesados, é o primeiro estudante não americano a se formar no programa ThinkBIGGER da Caterpillar, ganhando um diploma de Bacharelado em Ciências Aplicadas na Universidade Estadual de Pittsburg. Para conseguir isso, Cavero validou seus estudos anteriores no programa ThinkBIG, uma iniciativa global da Caterpillar implantada no Peru pela Ferreyros e Tecsup, que treina jovens técnicos em manutenção de equipamentos pesados, com quase 1.000 compatriotas formados.

Juan Cavero- Foto Pittsburg State University

Para Juan, o grande passo de ThinkBIGGER (“Think Bigger”) foi um desafio realizado. “Sinto muito orgulho de ter atingido este objetivo pessoal e profissional”. Os cursos do ThinkBIGGER foram ministrados em inglês; os mais difíceis foram os cursos avançados em hidráulica, eletrônica e análise de falhas. Meus instrutores ou professores eram muito versados em suas áreas, com informações muito recentes”, diz ele.

Em agosto de 2021, Cavero mudou-se para Pittsburg, Estados Unidos, para estudar intensivamente, acompanhado por sua família. Antes, ele entrou em contato com Ferreyros para conhecer o processo; entrou em contato com o escritório de admissão de estudantes internacionais da Universidade de Pittsburgh; avaliou suas possibilidades financeiras; passou no exame Toefl; e recebeu a boa notícia de uma bolsa de 50% para participar do programa como o primeiro estudante estrangeiro. Embora o programa tenha duração de dois anos, ele conseguiu completá-lo em um ano e meio, fazendo cursos com antecedência durante as férias.

“Foi uma grande surpresa saber que fui o primeiro aluno do ThinkBIG do exterior a completar o programa”, diz ele. “O bom da Caterpillar é que o manual que você tem em Lima, no Centro de Reparos de Componentes Ferreyros, é o mesmo utilizado na China, Austrália ou em qualquer outro país do mundo. É a mesma informação para todos, essa é a beleza da Cat. O programa ThinkBIG, há muitos anos, me ensinou como usar todas essas ferramentas que a Cat tem. Quando cheguei à universidade, entendi muito bem: todos nós estávamos falando na língua das máquinas.

Criando amor pelo ferro: ThinkBIG

Cavero faz parte da primeira turma graduada do programa ThinkBIG, que combina treinamento na Tecsup e estágios em oficinas da Ferreyros para treinar técnicos de manutenção de máquinas pesadas. Desde 2002, quase 40 turmas de formandos, formadas por cerca de mil jovens peruanos, participaram deste programa em Lima, Arequipa e Trujillo.

Dura dois anos, concede um diploma em nome da Nação como Técnico de Manutenção de Equipamentos Pesados, e seus graduados têm a primeira opção de iniciar uma carreira em Ferreyros, Unimaq e Orvisa, depois de terem sido previamente avaliados.

Mesmo de seu período de estágio, Juan se lembra dos mentores que teve durante seu tempo no Centro de Reparos de Componentes (CRC) da Ferreyros e na área de mineração da empresa. “Graças a eles começou meu amor pela Caterpillar”, diz ele, segurando a marca perto de seu coração. Ao mesmo tempo, ele recorda a emoção das aulas na Tecsup e um novo mundo para explorar.

“Todas as realizações e satisfações que o programa me proporcionou foram incríveis. Isso me deu as habilidades técnicas para crescer como profissional. O programa ThinkBIG me ajudou e mesmo 21 anos depois ele continua a me servir”, diz ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL