Peru vai concessionar três portos em 2016
23 April 2015
O governo peruano planeja o lançamento de três novos processos de concessão de portos em 2016. São eles: o porto de Chimbote na região de Ancash, o de Salaverry na região de La Libertad, e o de Ilo na região de Moquegua. As concessões seriam feitas contra investimentos totais de US$ 480 milhões nos três portos.
As novas concessões se somariam às três outras feitas durante a administração do presidente Ollanta Humala. O mandatário peruano concessionou os portos de Paita, Pisco e o deque norte do porto de Callao.
Desde o início de seu mandato em 2011, Humala assinou contratos de concessão ou Parceria Público-Privada por cerca de US$ 18 bilhões.
A presença de empresas internacionais de vários segmentos no país aumentou consideravelmente nos últimos anos. Mas o Peru busca ampliar a internacionalização de sua economia.
Esta semana, o subsecretário de governo, Carlos Herrera, e a diretora executiva da agência de promoção de investimentos ProInversión, Soledad Campos, visitam o México para convidar empresas do país a investir nas concessões e PPPs peruanas.
“Viemos trazer um pacote de projetos de infraestrutura e serviços públicos, buscando empresas que possam se responsabilizar pela construção e manutenção, durante o período de concessão, o que chamamos de investimento público privado. As empresas mexicanas já estão prontas para se internacionalizar”, disse o subsecretário Herrera à imprensa do México.