Peru pode frear venda de ativo da Odebrecht

18 November 2016

Gasoducto Sur Peruano

Gasoducto Sur Peruano

O governo peruano pôs um freio às intenções de venda de 55% da participação da Odebrecht no consórcio do Gasoduto Sul Peruano a um outro consórcio, integrado pelas empresas Techint e Sempra. O projeto tem investimento previsto de US$ 7,5 bilhões.

Isto porque a autoridade peruana comunicou às empresas interessadas em entrar no projeto que não vai suprimir a cláusula anti-corrupção contemplada no contrato do Gasoduto. Antes, o consórcio Techint Sempra havia condicionado a compra das ações da Odebrecht no projeto à eliminação desta cláusula contratual, relacionada a pagamentos indevidos no processo de licitação.

Esta solicitação tem relação com que a cláusula poderia anular o contrato, já que a Odebrecht passa pelas investigações no Brasil por formação de cartel e corrupção. A Techint e a Sempra temem que estes pagamentos possam ter incluído funcionários do governo peruano.

O consórcio deverá agora decidir se entra no projeto como co-proprietário ou se desiste da intenção de compra, dado o risco de anulação do contrato. Se isso acontecer, a concessão pode voltar à propriedade do Estado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL