Peru ganha construção inédita com isolantes sísmicos

11 July 2012

Aisladores sísmicos

Aisladores sísmicos

A Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, UPC, decidiu construir um de seus edifícios sobre isolantes sísmicos com um sistema que abrange a incorporação de 21 dispositivos desenhados especialmente para a biblioteca e a lanchonete do novo campus universitário, uma estrutura de 5 andares com um total de 3.200 m2, que se localizará no distrito de Chorrillos, na cidade de Lima.

Os dispositivos ou isolantes sísmicos são cilindros feitos à base de borracha natural cuja fórmula "secreta", desenvolvida por engenheiros chilenos, permite minimizar a sensação telúrica de 6 a 8 vezes. São fabricados pela empresa Vulco e para esse projeto cada um dos dispositivos suportará 400 toneladas.

Para Ricardo Abarca, gerente de negócios e novos produtos da Vulco, a incorporação dessa tecnologia no Peru marca um novo momento, e garante: "é uma grande satisfação que a engenharia peruana aceite e incorpore essa nova tecnologia".

O projeto da UPC também abrange, em matéria de proteção sísmica, o uso de deslizantes de dupla fricção, "enquanto os isolantes atenuam a energia do terremoto, os deslizantes funcionam como apoios que suportam o peso o peso do edifício e deslizam seguindo o movimento dos isolantes", explica o executivo.

Cabe destacar que a Universidade da Califórnia, em San Diego, disponibilizou para um teste os isolantes da empresa para verificar a resistência de um hospital de cinco andares, habilitado com pavilhões, salas de UTI e elevadores, diante de um terremoto seguido de incêndio.

O projeto, que custou cerca de US$5 milhões, foi construído sobre uma mesa hidráulica gigante, capaz de reproduzir movimentos telúricos. "O edifício incluiu quatro isoladores que nós fabricamos e não houve nenhum dano na estrutura e nenhum dano no que estava do lado de dentro durante o teste que reproduziu exatamente um terremoto de 8,8° na escala Richter. A simulação revela que o edifício apenas se mexeu e, ao percorrer o interior do mesmo, os copos, taças e garrafas estavam na mesma posição", destacou Abarca.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL