Peru: execução de 10 projetos de saneamento urbano

Uma equipe de profissionais do Ministério da Habitação, Construção e Saneamento (MVCS) prestou assistência técnica às autoridades e funcionários da região de Puno para realizar 10 projetos de água e saneamento urbano em suas jurisdições, para um investimento total de S/. 132 652 286 (aproximadamente US$ 36.000.000) para o benefício de quase 28 300 cidadãos.

Imagem: Governo do Peru

Este trabalho fez parte da estratégia “Moradia Itinerante”, no âmbito da qual a equipe técnica do Programa Nacional de Saneamento Urbano (PNSU) da MVCS realizou grupos de trabalho com oito municípios distritais e dois provinciais na segunda-feira 21 e terça-feira 22.

Estes municípios receberam assistência técnica nestes 10 projetos que estão sendo avaliados pela MVCS e que requerem aprovação técnica para financiamento.

O Vice-Ministro de Construção e Saneamento, Javier Hernández Campanella, participou do encerramento dos grupos de trabalho e ressaltou que estes projetos de água e esgoto contribuirão para fechar as brechas de saneamento na região de Puno. O diretor executivo do PNSU, José Kobashikawa, também esteve presente.

Os projetos incluem a melhoria e expansão do sistema de água potável e saneamento na cidade de Plateria, distrito de Plateria. Também está incluída a melhoria e ampliação dos serviços básicos e da estação de tratamento de águas residuais na cidade de Mazocruz, distrito de Santa Rosa, El Collao. Da mesma forma, há a melhoria e expansão do sistema de água potável, do sistema de esgoto e da estação de tratamento de águas residuais na cidade de Ollachea, na província de Carabaya.

A estratégia “Moradia Itinerante” começou em Puno no dia 16 de março e continuará até sexta-feira, 25 de março. No total, será prestada assistência técnica a 62 municípios distritais e 13 municípios provinciais da região em projetos de saneamento urbano e rural, bem como na melhoria dos bairros.

Um megaprojeto abrangente em Juliaca

Deve-se notar que o Vice Ministro Hernandez e a equipe técnica da MVCS realizarão hoje uma reunião de trabalho com autoridades municipais de San Roman e da sociedade civil, a fim de abordar o progresso do megaprojeto abrangente de água e esgoto da cidade de Juliaca, que está programado para começar este ano.

Atualmente, a MVCS, juntamente com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), está trabalhando no processo de seleção da empresa que será responsável pela execução da primeira etapa deste importante trabalho, que beneficiará mais de 413.000 habitantes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL