Peru estuda incremento de seu potencial energético
05 April 2016
O Ministério de Energia e Minas do Peru (MEM) divulgou recentemente que está realizando estudos em nível nacional para determinar um portfólio de projetos hidroelétricos em potencial.
Segundo a nota divulgada, os estudos estão divididos em três zonas e serão financiados pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina, pelo Programa para a Gestão Eficiente e Sustentável dos Recursos Energéticos do Peru (Prosemer), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo MEM.
A ideia foi baseada em uma iniciativa mexicana de planejamento de projetos hidroelétricos, identificação de riscos socioambientais, hidroelétricas sustentáveis, etc., e pretende promover a otimização dos recursos hídricos do país, já que se poderia desta maneira identificar o potencial de cada afluente determinando a localização de futuras centrais e seu nível de potência.
Os estudos também determinarão o potencial hidroelétrico atual do país, que segundo informes anteriores é de 60 mil MW, e até agora apuraram que as regiões com maior potencial são Apurímac, Amazonas, Ucayali, Madre de Dios e San Martín.