Peru discute trem Chiclayo Trujillo

By Gabriel Lira03 August 2018

O projeto pretende encurtar o tempo de viagem entre as cidades.

tren chiclayo

Um trecho ferroviário de 210 quilômetros estaria por ganhar sinal verde para sua execução nos próximos dias. O projeto em questão é no Peru, uma linha férrea que uniria as cidades de Trujillo e Chiclayo, ao norte de Lima.

Dado o fluxo de passageiros na zona, o projeto se justifica. Segundo o governador do departamento de La Libertad, Luis Valdez, “cerca de 500 mil pessoas viajam por mês entre Trujillo e Chiclayo, e isso já é um fluxo importante”. A construção gera interesse de parte de investidores da Espanha, China e México.

O investimento ficaria em torno a US$ 2,5 bilhões, e o estudo pertinente já se encontra no Ministério dos Transportes e Comunicações peruano, onde está o processo de planejamento. Se realizado, o trem poderá reduzir de quatro horas a 45 minutos o percurso entre as duas cidades.

Além disso, no norte do Peru já há tempos espera-se a ampliação a duas pistas em cada mão da Carretera Panamericana, o que poderia ser um competidor para o modal ferroviário. Diante disso, Luis Valdez disse que são projetos complementares, dado que as distâncias mais próximas dispensariam o trem, mas entre Chiclayo e Trujillo o trem se justificaria.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL