Peru discute trem Chiclayo Trujillo
03 August 2018
O projeto pretende encurtar o tempo de viagem entre as cidades.
Um trecho ferroviário de 210 quilômetros estaria por ganhar sinal verde para sua execução nos próximos dias. O projeto em questão é no Peru, uma linha férrea que uniria as cidades de Trujillo e Chiclayo, ao norte de Lima.
Dado o fluxo de passageiros na zona, o projeto se justifica. Segundo o governador do departamento de La Libertad, Luis Valdez, “cerca de 500 mil pessoas viajam por mês entre Trujillo e Chiclayo, e isso já é um fluxo importante”. A construção gera interesse de parte de investidores da Espanha, China e México.
O investimento ficaria em torno a US$ 2,5 bilhões, e o estudo pertinente já se encontra no Ministério dos Transportes e Comunicações peruano, onde está o processo de planejamento. Se realizado, o trem poderá reduzir de quatro horas a 45 minutos o percurso entre as duas cidades.
Além disso, no norte do Peru já há tempos espera-se a ampliação a duas pistas em cada mão da Carretera Panamericana, o que poderia ser um competidor para o modal ferroviário. Diante disso, Luis Valdez disse que são projetos complementares, dado que as distâncias mais próximas dispensariam o trem, mas entre Chiclayo e Trujillo o trem se justificaria.