Peru conclui seu tour asiático por investimentos

By Fausto Oliveira29 April 2014

Carlos Herrera Proinversión

Carlos Herrera Proinversión

A agência peruana de estímulo ao investimento privado, ProInversión, concluiu no ia 25 de abril seu tour asiático, que contemplou viagens a Coreia, China e Japão. Na missão, os peruanos ofereceram um amplo pacote de projetos em distintas áreas com o fim de atrair os investidores da Ásia para seu país.

De acordo com informações oficiais da ProInversión e relatos publicados na imprensa peruana, a viagem foi exitosa ao chamar a atenção de uma boa quantidade de investidores privados e corporações dos países do Leste.

Na Coreia, o encontro contou com a assistência de mais de oitenta representantes de importantes empresas do país, tais como Samsung, Hyundai, GS, Daewoo e Korean Electric Power.

O responsável por serviços ao investidor a ProInversión, Carlos Herrera (foto), disse aos coreanos que 22% do PIB do Peru provêm do investimento privado, e que quer aumentar esse número. “Também queremos expandir a origem das empresas que investem no Peru e por isso nos encantaria conta com mais investimento coreano”, disse a autoridade.

Em Beijing, após apresentar sua carteira de projetos a empresas chinesas, a ProInversión manteve 16 reuniões bilaterais para promover mais especificamente as iniciativas, principalmente nos setores de construção e energia.

Por fim, no Japão, mais de 30 empresas do país estiveram no encontro. Entre elas, nomes importantes como Mitsubishi, Hitachi, Sankyo e Sumitomo. Entre os japoneses, a ProInversión diz haver interesse pelos projetos de transporte e energia em seu país.

A carteira de projetos apresentada pela ProInversión aos asiáticos inclui basicamente todas as possibilidades de parceria público-privada que têm licitação planejada para esse ano ou o próximo. Estavam aí as linhas 3 e 4 do metrô de Lima, os trechos 4 e 5 da rodovia Longitudinal de la Sierra, o Gasoduto Sur Peruano, além de projetos de saneamento, saúde e transmissão de eletricidade.

O Peru abriu sua economia ao investimento estrangeiro nos últimos anos e vem colhendo bons resultados econômicos, além de crescer como possibilidade real para o resto do mundo. Mas até hoje os investimentos estrangeiros têm se limitado aos países vizinhos e a um grupo de países da Europa. Com o road show asiático, a ProInversión quer começar a mudar esse cenário.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Calac+: Reduzindo as emissões
A Cooperação Suíça está comprometida com a redução das emissões poluentes na América Latina.
Foco Chile: Investimento austral
Não é de surpreender que os projetos de mineração continuem a ser um dos principais impulsionadores da carteira de planos de infraestrutura do Chile.
Guindastes e equipamentos Cruz del Sur: Elevação Regional
A Cranes y Equipos Cruz del Sur vem ampliando sua presença na América do Sul e hoje tem uma presença significativa no Chile, Colômbia e Peru.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL