Peru aperfeiçoa leis para infraestrutura

By Fausto Oliveira09 January 2017

perú bandera

perú bandera

O governo do Peru editou três novos decretos legislativos que aperfeiçoam o setor de infraestrutura. A intenção com este novo esforço legal é aproximar o país do objetivo de reduzir seu déficit de infraestrutura em 50% até o ano de 2021.

Aquele que talvez seja o de efeitos mais práticos e imediatos é o decreto 1.250, que modifica a lei do sistema de Obras por Impostos (inovação peruana que consiste em permitir que privados proponham obras de interesse público e as executem contra a promessa de renúncias fiscais correspondentes aos valores investidos, mais os direitos de exploração do bem resultante).

Com as alterações, ficam incluídos os setores de pesca, eletrificação rural e proteção social entre os que se permite realizar obras por este sistema. Além disso, eliminou-se um limite financeiro de cerca de US$ 18 milhões para os projetos por Obras por Impostos. O decreto também simplifica os processos para aprovar pelo sistema.

Outro decreto, o de número 1.251, afeta especificamente a agência ProInversión, que é o departamento responsável por promover as parcerias público-privadas no Peru. Com a nova configuração, a ProInversión poderá acompanhar os processos após a licitação (antes estava limitada a promover os projetos até a licitação). Com isso, espera-se agregar mais conhecimento técnico e de gestão à execução, com o objetivo de reduzir à metade o tempo médio de desenvolvimento de uma PPP no Peru.

Por fim, o decreto 1.252 cria um Sistema de Programação Multianual e Gestão, que facilitará para os governos locais e regionais de todo o país que promovam seus próprios projetos, com processos burocráticos mais ágeis.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL