Pernambuco implanta BIM para modernizar ações em infraestrutura

A ferramenta BIM vai otimizar o planejamento, a elaboração de projetos, orçamento e fiscalização das obras. Investimento gira em torno de R$ 3 milhões.

O uso da ferramenta tecnológica vai impactar diretamente na elaboração dos projetos viários e hídricos, no planejamento, orçamento e fiscalização das obras.

Com o uso do BIM (Building Information Modelling), serão implementados critérios de trabalhos e tecnologias mais adequadas, através de treinamentos realizados pelo Deskgraphics para os colaboradores da Seinfra e das vinculadas durante todo o decorrer deste ano e no desenvolvimento de projetos-piloto. A capacitação acontecerá de forma online e ao vivo pela plataforma Zoom. Atualmente, os profissionais da secretaria realizam a verificação, análise e aprovação de projetos multidisciplinares e levantamentos de quantitativos de forma manual.

Implementação do BIM em Pernambuco. Secretária Fernandha Batista. Crédito Flávio Japa. Site: seinfra.pe.gov.br

Em evento de apresentação da solução, Fernandha Batista, secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, destacou que a implantação do BIM é um passo importante para o governo do estado e acontece em um momento que o trabalho está voltado para o crescimento econômico de Pernambuco.

O especialista Sergio Lizarralde explica que o uso dessa tecnologia ajudará a encontrar possíveis conflitos antes que o projeto seja finalizado, reduzindo o risco de erro na obra e maximizando o retorno dos investimentos. Será possível também realizar modelos únicos de projetos para que todos os profissionais de engenharia possam fazer intervenções, a qualquer momento, lugar e com atualizações automáticas em todas as etapas, mantendo as informações coordenadas, consistentes e completas.

A implantação desse software em Pernambuco atende também aos decretos nº 10.306/2020 e nº 9.983/2019, do Governo Federal, que estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e entidades da administração pública federal.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL