Perkins pronta para mudanças da regulação chinesa

26 November 2014

Perkins Bauma China

Perkins Bauma China

Seguindo os passos dos países mais desenvolvidos, a China começará a regular as emissões de seus motores e equipamentos. É assim como desde de outubro de 2015 os motores que forem vendidos no país vão ter que cumprir com a normativa Stage III, enquanto que a venda de equipamentos se someterá ao processo a partir de 2013.

Tomando isso em consideração é que a Perkins já está trabalhando em seus equipamentos para fornecer ao mercado essas novas tecnologias. Um trabalho que deve ser feiro com cuidado, já que o principal objetivo é oferecer equipamentos mais modernos, que cumpram com as novas regulações, mas que ao mesmo tempo não mudem em sua estrutura, para evitar ter que redesenhar nas máquinas das empresas fabricantes de equipamentos. Vale lembrara que a Perkins oferece seus produtos há mais de 80 anos aos principais fabricantes do mundo, entre eles vários chineses.

É por isso que os motores que cumprirão com as novas regulações chinesas, tanto mecânicos como eletrônicos foram os escolhidos para serem exibidos no stand da companhia inglesa na Bauma China.

Nesse contexto, segundo comenta à Construção Latino-americana Julian Wood, marketing manager da Série 1100, entre as últimas novidades da empresa para o China, está o motor de 4,4 litros e quatro cilindros. Na Bauma China, a empresa mostrou seu 1104D, modelo que alcança 106 KW a 2.200 rpm, com um torque de 556Nm a 1.400 rpm.

Segundo o executivo, o modelo eletrônico tem muito a ver com a versão mecânica. Isto permite aos fabricantes passar de uma regulação de emissões à outra, sem inconvenientes, melhorando a eficiência no consumo de combustível, e melhorando o rendimento do equipamento graças ao sistema de injeção common rail. Apesar das vantagens, Wood comenta que o mercado chinês se resiste à mudança tecnológicas, devido à complexidade que pode ter um equipamento eletrônico. É por isso que a empresa está desenvolvendo workshops de Integração Tecnológica, permitindo aos clientes conhecer as caracterizam dos motores. “Entregamos todo o suporte e a assistência necessária para o uso dos motores eletrônicos”, comenta.

Desenhado e construído na fábrica da Perkins em Wuxi, na China, o novo modelo conta com um sistema de combustível melhorado, que incrementa a tolerância ao diesel de baixa qualidade, graças a um sistema com duas etapas de filtrado para capturar os resíduos, afirma Wood.

Este processo que está acontecendo na China, é o mesmo que vai acontecer no Brasil a partir de 2017. Isso é especialmente relevante para a Perkins, já que a empresa também fabrica no país. Wood prevê então, que a mudança educacional que está acontecendo na China, vai ocorrer no Brasil a partir do ano que vem.

“Podemos agora oferecer aos fabricantes uma ampla gama de motores, tanto mecânicos como eletrônicos, que cumprem com os requisitos de emissões atuais e futuros. Enquanto os fabricantes procuram mais rendimento e produtividade, a Perkins vai entregar esse suporte”, assinala Wood.

Tier 4 Final

Outra novidade da empresa durante o show foi o novo 404F-E22TA, motor que cumpre com os requisitos Stage IIIB e Tier 4 Final. Segundo explica David Kidder, product manager da Série 400, o lançamento desse novo motor compacto de quatro cilindros, marca uma nova era para a Série 400, já que é a primeira vez que um sistema num motor desse tamanho conta com injeção direta common rail e um sistema completamente eletrônico.

Um motor dessas dimensões e que oferece uma potência de 50KW (67hp) será especialmente interessante para os fabricantes de equipamentos compactos, já que permitirá utilizar um motor de menores dimensões em equipamentos que tradicionalmente utilizam motores de 2,9 litros.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL