Perkins fabrica motor número 20 milhões

By Cristián Peters08 July 2014

CLAJUNEperkins

CLAJUNEperkins

A empresa inglesa Perkins, subsidiária da Caterpillar desde 1998, celebrou no dia 28 de abril um fato histórico em seus 81 anos: a fabricação de seu motor número 20 milhões. O modelo em questão foi um 1206E-E70TTA, turbo, Tier 4, produzido nas instalações da empresa em Peterborough, Inglaterra.

“Vinte milhões de motores Perkins é um feito significativo do qual todos estamos orgulhosos”, disse Ramin Younessi, presidente da empresa, numa reunião que congregou 70 colaboradores.

Mas o imponente número de equipamentos fabricados não é o único fato histórico da Perkins. Em evento para jornalistas na cidade onde tem sede, onde esteve a Construção Latino-Americana, revelou-se que atualmente 4,5 milhões de motores Perkins estão em serviço no mundo.

A empresa se tornou uma das principais provedoras de motores diesel e a gás no mercado off-highway, entre 4 e 2.000 kW (entre 5 e 2.800 HP). “O rendimento de nossos motores está desenvolvido especialmente para off-highway. São equipamentos projetados para uma ampla variedade de clientes e aplicações”, explicou Richard Webb, vice-presidente de vendas e marketing.

Ampliando o leque

A companhia tem seis fábricas, distribuídas entre o Reino Unido, Estados Unidos, China e Brasil, com capacidade de produção de 800 mil equipamentos anuais. A empresa foca principalmente o mercado das OEMs. Cerca de dois terços de sua produção estão destinados a fabricantes de equipamentos.

“Temos fábricas nos continentes de maior consumo, o que permite menores custos de manutenção de estoques, melhor uso do tempo e maior flexibilidade de provedores e especificações”, destaca Webb.

A instalação em Curitiba, com 150 empregados e 6.800 m2 de fábrica, tem capacidade anual de 81 mil motores das séries 1100 e 2000. Uma novidade é que recentemente ali se iniciou a produção das séries 1106A/C/D-70 com norma US EPA Tier 0 a Tier 3, para o mercado do Brasil e para exportação a mercados de menor regulação.

“Agregar o motor mecânico 1106A/C-70 e o eletrônico 1106C/D-70 à nossa linha de produção nos permitirá ser mais sensíveis ao mercado brasileiro, assim como melhorar tempos de entrega a clientes de exportação na América do Sul e outros territórios menos regulados”, disse Antônio Costa, diretor geral da América do Sul.

Para Mike Reinhart, gerente regional de marketing para a América, “a marca Perkins tem boa reputação no mercado latino-americano, e continuamos nos enfocando em trabalhar com nossos clientes da região para satisfazê-los e ir além de suas necessidades, com motores confiáveis e rentáveis”.

Uma característica que Perkins reconhece como força é sua capacidade de adaptar os motores aos requisitos dos clientes, e é por isso que a empresa hoje pode prover para mais de mil fabricantes. “Reconhecemos o papel importante da nossa instalação em Curitiba, apoiando nossos clientes desde seu estabelecimento em 2003. A Perkins está comprometida com esse mercado (América Latina) e valoriza muito as relações com seus clientes”, afirma o executivo.

A companhia espera ampliar o conhecimento da marca na região, e por isso sua rede de distribuição continua investindo na América Latina, “para assegurar que proporcionamos a nossos clientes e usuários finais o serviço e as peças que necessitam para manter seus motores em marcha”, afirma Reinhart.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL