Perfuratriz Micaela inicia operações no Metrô de Lima
28 September 2022
Na última terça-feira, 27 de setembro, entrou em operação a segunda perfuratriz de túnel para a Linha 2 do Metrô de Lima: Micaela, uma máquina de 148 metros de comprimento com uma roda de corte de 10,27 metros de diâmetro.
O equipamento, que se estima que avance em média 13 metros por dia, escavará aproximadamente 1.000 metros cúbicos de terra e rocha.
Localizado na estação Insurgentes, no distrito de Bellavista, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Richard Tineo Quispe, acionou o botão de partida desta máquina que irá acelerar a construção da Linha 2 do metrô de Lima. O chefe do MTC disse que sua administração dará todo seu apoio e ímpeto para avançar com este mega projeto que Lima precisa e que reduzirá o tempo de viagem de Ate a Callao para apenas 45 minutos. A viagem leva atualmente duas horas. Quando o trem estiver operacional, ele transportará mais de um milhão de pessoas por dia.
Simultaneamente aos trabalhos de perfuração, a máquina está programada para colocar as estruturas de concreto que servem de suporte ao túnel.
A linha 2 do metrô de Lima terá 27 estações no total, além das 8 estações na linha de ramais da Av. Faucett - Av. Gambetta. Quando o trem estiver operacional, ele transportará mais de um milhão de pessoas por dia e conectará Ate e Callao. A cerimônia também contou com a presença de María Jara, presidente da Diretoria da Autoridade de Transporte Urbano (ATU), que anunciou que a seção que está atualmente fechada na área de Carretera Central devido aos trabalhos na Linha 2 será liberada em breve em etapas.
Perfuratriz Micaela
O nome Micaela foi dado em homenagem ao herói da independência Micaela Bastidas.