Perfurando diante dos vulcões

By Cristián Peters27 September 2019

liebherr_lb36_ibague_1

Em primeiro plano, a LB 36 da Liebherr em ação. Atrás, equipe realiza perfuração manual.

Entre as obras do programa de concessão rodoviária da Colômbia, o famoso 4G, uma das grandes construções é a conexão leste oeste de Ibagué a Cajamarca, que está a cargo do consórcio público-privado GICA SA, formado por seis empresas construtoras colombianas. A conexão de 35 km entre ambas as localidades consistirá em uma rodovia de duas pistas com um total de quarenta pontes. O objetivo é reduzir à metade o tempo necessário para fazer o trajeto.

Mas existem grandes complexidades neste projeto. Uma das fases de construção é sobre os Andes colombianos. E justamente neste setor da montanha, está o Necado de Tolima, vulcão que está entre os três mais altos do Parque Natural de Los Nevados.

Uma das empresas do consórcio é a Mincivil, que está usando uma perfuratriz de fundação rotativa LB 36 da Liebherr, para construir pilares das pontes. No processo com barra kelly, a máquina faz pilares de diâmetro de 1500 mm e profundidade média de 30 metros. O número de pilares varia em função do projeto da ponte.

O Nevado de Tolima está muito presente na obra. Devido a sua proximidade ao vulcão, o terreno conta com camada dura de rocha, e portanto é mais difícil de romper.

Homem vs. máquina

A perfuração com barra kelly não é o único desafio. Certas partes do terreno são muito abruptas, de maneira que o próprio transporte da LB 36 ao local foi uma proeza da Mincivil. Porém, há lugares onde a escavação dos pilares é impossível fazer com a máquina, e aí se levam a cabo trabalhos manuais.

A mão, os trabalhadores conseguem construir 1,5 metro por dia. “Não é justo avaliar estes resultados em relação ao rendimento dez vezes maior que é oferecido pela LB 36. Mas a comparação, por mais odiosa que sempre seja, ilustra a importância de contarmos com máquinas potentes e confiáveis de grande porte”, afirma a Liebherr.

O projeto de construção começou em abril de 2016 e deverá ter suas obras terminadas em 2024. A realização do projeto demanda um investimento de cerca de 528 milhões de euros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL