Pequenas mudanças para um grande impacto em sua operação

A construção está cada vez mais relacionada às diferentes soluções de conectividade que estão sendo oferecidas no mercado.

A coleta de dados sempre esteve presente, mas o setor agora -mais do que nunca- vê crescer a necessidade de saber trabalhar com dados conectados e não se limitar apenas a uma coleta de dados isolados. Além disso, as empresas de manufatura têm criado soluções cada vez mais automatizadas para reduzir os erros humanos e permitir que o operador de um equipamento se concentre nas tarefas principais, permitindo que a máquina opere com maior precisão.

O ecossistema digital não é apenas uma ferramenta vital, hoje é uma ferramenta essencial.

Volvo CE's ways to be more efficient

Neste texto, revisamos algumas das vantagens das novas tecnologias e como a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) recomenda seu uso para melhorar as práticas de construção.

1. Evite o tempo de inatividade com suporte técnico virtual em tempo real

Para diagnosticar e resolver problemas potenciais da máquina ainda mais rápido do que antes, a Volvo CE permite que os técnicos de campo do revendedor se conectem diretamente com seus especialistas em produtos de back office, bem como especialistas em produtos e engenheiros da Volvo, por meio de transmissões de vídeo de realidade aumentada ao vivo.

Por meio de um aplicativo de suporte técnico em tempo real em seu telefone móvel, os técnicos de campo podem iniciar uma videochamada interativa com a equipe administrativa da concessionária e convidar um engenheiro e um especialista em produto Volvo, se necessário, para fornecer mais experiência no diagnóstico e solução de um problema. Ao evitar o frustrante tempo de inatividade do cliente e várias visitas ao local de trabalho por técnicos de campo, este novo suporte acelera o rastreamento de falhas, minimiza viagens e faz com que a máquina volte a funcionar muito mais cedo.

2. Reduza as emissões de transporte com carregamento eficiente

A Volvo CE oferece um serviço digital denominado Efficient Load Out, por meio do qual caminhões e escavadeiras podem se comunicar com mais eficácia entre si, aumentando a eficiência de seu fluxo de trabalho e, portanto, reduzindo as emissões de transporte. Nos testes de campo o sistema conseguiu garantir entre 96% e 100% de aproveitamento da carga para cada transporte, ante os 87% típicos. Os dados mostram que 350.000 toneladas foram escavadas e transportadas em 11.000 viagens durante o teste piloto. O processo conectado ajudou a reduzir o número de viagens em 1.600 e deve economizar cerca de 8.000 transportes quando todo o projeto for concluído.

Quando os operadores da escavadeira e os motoristas do caminhão estão conectados ao sistema, uma notificação alerta o operador da escavadeira quando um caminhão está disponível para carregar nas proximidades. Durante o processo de carregamento, a escavadeira mede o peso da carga com a maior precisão e somente quando o peso alvo é atingido o motorista do caminhão é instruído a dirigir até o destino especificado.

3. Classificação automatizada para dobrar a produtividade

Outra solução mencionada pela Volvo CE diz respeito ao Volvo Active Control, que automatiza os movimentos da lança e da caçamba para atingir a profundidade e o ângulo exatos com o toque de um botão, aumentando a precisão de escavação e permitindo que os trabalhos sejam concluídos até 45% mais rápido. Com o nivelamento de uma única alavanca, o operador ajusta manualmente a velocidade do braço enquanto a máquina ajusta automaticamente os movimentos da lança e da caçamba para manter um nivelamento uniforme e criar a forma desejada.

A solução pode facilmente definir uma cerca giratória, limite de altura e limite de profundidade para evitar o contato com obstáculos laterais, obstáculos aéreos como linhas de energia e perigos subterrâneos como tubos e cabos. Tudo isso não apenas ajuda os operadores a serem mais produtivos ao volante, mas também torna os canteiros de obras muito mais seguros.

4. Fique por dentro da gestão da frota

É fácil para os gerentes de frota ficarem sobrecarregados com a grande quantidade de dados que as máquinas de construção modernas produzem. De que servem todos esses números se não é fácil entendê-los e obter informações úteis para melhorar o ambiente de trabalho? O Volvo Active Care é um serviço de telemática inteligente que reúne o monitoramento da saúde da máquina e o fornecimento de relatórios semanais, que juntos ajudam a reduzir o tempo de inatividade.

A análise remota oferece vários benefícios, incluindo a detecção de problemas antes que se tornem falhas e ajudando a facilitar o agendamento de serviços. Sabendo qual é o problema, os técnicos do revendedor devem fazer menos viagens ao local do cliente e chegar com as ferramentas, peças e experiência certas para aumentar a oportunidade de uma solução na primeira visita. Tudo isso significa aumento do tempo de atividade e redução de custos para o cliente.

5. Uma visão completa com modelagem 3D

O aplicativo de controle de máquina Dig Assist da Volvo CE para escavadeiras foi atualizado com novos recursos que tornam ainda mais rápido e fácil criar desenhos e colocar mais informações na ponta dos dedos do operador, mais uma vez aumentando o nível de produtividade, eficiência e segurança nas operações de escavação. Por meio do aplicativo Dig Assist na interface do Volvo Co-Pilot, os operadores podem escolher entre as ferramentas 2D, In-Field Design e 3D da cabine.

Enquanto o aplicativo 2D é projetado para nivelar o terreno e as encostas do perfil, e a opção de design de campo permite aos operadores ir de um desenho em papel a um modelo de escavação digital em minutos por meio da tecnologia de navegação GNSS e RTK, a opção 3D é a escolha ideal para complexos e projetos maiores de infraestrutura. Ao fornecer funcionalidade tridimensional completa, o Topcon 3D-MC e o Trimble Earthworks for Dig Assist permitem que os projetos sejam carregados diretamente no Volvo Co-Pilot; Essa capacidade de oferecer ambas as soluções é exclusiva da Volvo. Basta importar um arquivo de projeto e começar a trabalhar.

6. Alcance o próximo nível com o treinamento gamificado do operador.

Um aplicativo que ajuda as operadoras a fazer pequenas, mas importantes melhorias, sempre é inspirado no mundo dos jogos. Operator Coaching faz parte da família Load Assist e agora está disponível em mercados selecionados em todo o mundo. A atualização mais recente fornece aos operadores das carregadeiras de rodas L110H a L260H da Volvo informações em tempo real para que possam entender melhor como suas ações influenciam a produção. O novo recurso permite que os operadores estabeleçam metas e objetivos para a melhoria contínua do desempenho.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL