Peneira transforma rejeito inutilizável de minério de ferro em lucro

By Cristián Peters Quiroga03 June 2022

(Foto: Rubble Master)

O aumento dos preços das mercadorias em geral, e do minério de ferro em particular, mudou a forma como os materiais inutilizáveis são vistos na extração do minério. Neste contexto, uma tela Rubble Master MSC8500M-3D está transformando resíduos antigos em um produto valioso e vendável. O desempenho da tela superou até mesmo as expectativas da Brazil Iron Mineração Ltda, empresa localizada no nordeste do Brasil, que produz cerca de 50.000 toneladas de minério de ferro de alta qualidade por mês.

Quando a Brazil Iron assumiu a operação da mina de Mocó há um ano e meio atrás, ela se viu com resíduos (0-20 mm) estocados em grandes quantidades da produção anterior de minério de ferro. Dado o alto teor de finos (0-2 mm), este material não era vendável e o reprocessamento não era uma opção na época, devido aos altos custos operacionais e baixos preços do minério de ferro. Entretanto, após alguns meses de produção, o preço de mercado do ferro começou a subir. Portanto, como agora valia a pena, foi decidido reprocessar este material. Foi necessária uma tela o mais rápido possível para peneirar as multas mais o superdimensionamento do produto rejeitado e assim transformá-lo em um produto final valioso e vendável.

Disponibilidade e confiabilidade

(Foto: Rubble Master)

O parceiro do Grupo RM no Brasil, Máquina Solo, encomendou uma tela completamente nova que estava pronta para ser usada dentro de 45 dias. Os requisitos técnicos eram difíceis, pois certas metas de produção tinham que ser atingidas para que a aplicação fosse rentável. O ferro do Brasil precisou de pelo menos 80 toneladas/h de 2-8 mm para justificar a operação. O RM MSC8500M-3D conseguiu isto e produziu com sucesso cerca de 260 toneladas/h no total, das quais cerca de 35% estavam dentro dos importantes tamanhos de 2-8 mm (90 toneladas/h). Portanto, a tela móvel de três decks excedeu em mais de 10% as expectativas/necessidades do cliente.

O RM MSC8500M-3D trabalhou em média 16 horas por dia por mais de 8 meses consecutivos em perfeito funcionamento.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL