Pedreira produz 20% mais com novos processos

07 July 2016

Embu Metso

Embu Metso

Uma das pedreiras da produtora nacional de agregados Embu viu sua produtividade aumentar em 20% após a instalação de processos de automação.

A capacidade da pedreira Itapeti, uma das empresas do grupo, está calculada em 400 toneladas por mês. Entre os materiais produzidos, que são mais de 20 diferentes tipos de agregados, estão vários tamanhos de brita e areia seca de brita.

O conceito que dá as bases para o aumento da produtividade é a automação dos processos, o que foi possível apenas com a adoção de tecnologias de um só fabricante em toda a planta. Neste caso, a Metso foi a provedora.

Assim, em 2013 a marca finlandesa montou na pedreira Itapeti uma nova linha completa de britagem, toda automatizada por sensores e outros mecanismos que reduzem as perdas de tempo e material.

Hoje, a planta funciona com um primeiro sinal para o caminhão, autorizando a descarga da rocha bruta no britador primário. Então, um britador de mandíbula C160 tem sua alimentação controlada automaticamente. Todo o transporte nas correias é controlado por sensores, e então a Metso montou duas estações de britagem de cone para a secundária e a terciária.

No final, silos de 60 toneladas armazenam os materiais. De acordo com os executivos da Embu, a granulometria e a cubicidade dos agregados aumentou muito com a instalação do sistema Metso. Além disso, se a linha anterior podia produzir 300 toneladas hora, hoje a automatização permite até 500 toneladas hora de produção.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL