PCT Brasil 2018

Escrito por Marco Moschini*.

PCT 2018 CSG

A terceira edição do PCT BRASIL 2018 aconteceu entre os dias 4 e 8 de junho deste ano. O evento sobre tecnologia de pré-fabricados de concreto tem este nome por causa da sigla de Precast Concrete Technology. Esta é a intenção: mostrar ao mercado latino-americano os últimos avanços e as mais desenvolvidas tecnologias de pré-fabricação.

Organizado pela empresa italiana CSG Engenharia em parceria com a brasileira H2B Engenharia, o PCT Brasil 2018 teve uma sessão na UNIDAVI de Rio do Sul, em Santa Catarina, e outra no auditório do Radisson Hotel de Alphaville, em São Paulo.

Os objetivos principais destes dois seminários eram: o intercâmbio de experiência profissionais, atualizar conhecimento sobre a tecnologia da pré-fabricação do Brasil e da Europa; promover, contribuir e incentivar as empresas e os profissionais com relação à importância da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico para a pré-fabricação. Participaram mais de 200 profissionais da área da pré-fabricação, além de engenheiros e arquitetos. Mais de 50 empresas construtoras marcaram presença, sendo uma delas proveniente do Paraguai.

A programação reuniu palestrantes nacionais e internacionais. Maurizio Frasani, da CSG Engineering Itália, apresentou as inovações dos sistemas construtivos na Itália e na Europa, mostrando coberturas e tipologias de estruturas com características prestacionais térmicas e de isolamento, modulação de vãos, e campos de emprego.

O professor Mounir El Debs, da USP de São Carlos, abordou pesquisas em ligações de estruturas pré-moldadas. A palestra de Ruy Franco Bentes teve como título “Tecnologia da Protensão na construção pré-fabricada”. Ruy pontuou que também os pilares poderiam ter as mesmas vantagens competitivas que são obtidas nos outros elementos quando se adota a protensão. Hoje a maior restrição está relacionada com equipamentos que não permitem pré-compressão nas áreas mais elevadas.

A palestra de Lamberto Marcantonini, da MCT Italy, que atua também no mercado da América Latina, analisou o ciclo de produção diária e endurecimento e cura do concreto em vários momentos do dia. Francisco Oggi e Carlos Melo apresentaram exemplos de ligações de pré-moldados em edifícios altos. A palestra do Yorik van Havre abordou o tema do BIM na gestão do projeto, a importância da adaptabilidade e dos formatos abertos.

Carlos Franco, com seu pai Mario Franco, revisitaram a obra de Pier Luigi Nervi, arquiteto, engenheiro e construtor italiano de edifícios e estruturas em pré-fabricados no século XX. A palestra de Flavio Isaia teve como título “Fazer acontecer antes, desafios de projetos”. Nathália Prado e Claudio Almeida, da empresa Stone Pré-fabricados, falaram sobre o concreto de alto desempenho Ductal, utilizado para fabricar peças pré-moldadas e painéis arquitetônicos.

O segundo dia foi dedicado às visitas técnicas. No evento de Santa Catarina, foi visitada a empresa Proaço, que atende o mercado do centro-sul do Brasil fabricando e montando peças pré-fabricadas e estruturas metálicas. No seminário de São Paulo, foi organizada uma visita à empresa Prefab Construções. Nesta, despertou particular interesse a visita ao setor de produção do sistema de cobertura com telha W e de lajes alveolares protendidas.

*Marco Moschini é representante da CSG Engineering Italy e coordenador do PCT Brasil 2018.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL