Pavimento de concreto ganha força no Brasil

By Fausto Oliveira15 January 2015

Wirtgen Fortaleza BMP

Wirtgen Fortaleza BMP

A pavimentação em concreto está aos poucos ganhando espaço no Brasil, país cuja engenharia de obras rodoviárias tem tradição de utilização de asfalto. E os investimentos em infraestrutura portuária são um dos fatores que explicam a tendência. Isso é o que aconteceu no Ceará, onde a ocorrência de transporte pesado aumentou muito após a inauguração do Porto de Pecém, e por isso a obra de modernização do anel viário de Fortaleza está sendo feita com concreto.

Para o projeto, a Galvão Engenharia escolheu colocar uma base de concreto sobre a qual se porá uma camada final de asfalto. Com isto, os engenheiros esperam dar ao anel viário de Fortaleza uma durabilidade de 30 anos, enquanto se o trabalho fosse totalmente feito com asfalto sobre sub-base de agregados a durabilidade seria de apenas cerca de seis anos.

Para executar o serviço, a Galvão Engenharia está utilizando uma pavimentadora de concreto Wirtgen SP 850, robusta máquina do fabricante alemão.

De acordo com os engenheiros da empreiteira, a máquina atende perfeitamente os requisitos do projeto. Com a obra viária, o anel de Fortaleza será alargado dos 11 metros atuais para 33 metros de mão dupla.

A reforma da via expressa tem a ver com o peso dos caminhões e transportadores especiais que passaram a transitar por ali, levando mercadorias ao porto de Pecém e trazendo-as a Fortaleza e outras cidades do Nordeste.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL