Paraguai rejeita proposta em licitação da Transchaco

06 December 2016

Após a rejeição da única proposta para o projeto de reconstrução da rodovia Ruta 9 do Paraguai, conhecida como Transchaco por cruzar toda a região do país conhecida como Chaco, o governo afirmou que ela é uma “prioridade” para o país.

Apesar de que a licitação inicial fracassou, os ministros de Obras Públicas e de Fazenda do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona e Santiago Peña, afirmaram que vão buscar financiamentos através de bancos multilaterais.

Esta iniciativa tem como objetivo a reconstrução, recapeamento e reciclagem de diferentes trechos ao longo de 560 quilômetros da estrada. A única oferta na modalidade turn key proposta pelo Estado foi feita pela construtora portuguesa Mota Engil, mas o Ministério da Fazenda do país considerou que com ela o erário público ficaria no prejuízo.

“Nós não estamos rejeitando o projeto, só não estamos aceitando a oferta. Esta decisão implica ter discussões mais amplas porque levaria o Estado a ficar além do limite do que prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Santiago Peña.

Por sua vez, o ministro de Obras Públicas disse que a reconstrução da estrada “é uma obra que continua sendo prioridade para este governo. Necessitamos imperiosamente um nível de desenvolvimento na infraestrutura que nos tire do atraso”.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL