Paraguai licita obras para atualizar e manter a rota PY12

By Cristián Peters22 September 2022

Na terça-feira, 1º de novembro, será anunciada a licitação para a melhoria e manutenção de um trecho de aproximadamente 160 km da Rota PY12, que liga os distritos de Nanawa e General Bruguez, no departamento de Presidente Hayes, no Paraguai.

A licitação para a execução de obras rodoviárias para atualização e manutenção da Rota Nacional 12 (PY12) envolve um investimento estimado de ₲$1.265.835.000.000, a ser financiado com um empréstimo de US$215 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Escopo dos trabalhos

O percurso principal da estrada terá 142 km de extensão, mais 12,22 km de acessos às comunidades e 2 km de estradas urbanas, perfazendo um total de 156,2 km. Começará na travessia de Nanawa, continuando pelo distrito de José Falcón, até chegar à cidade de General José María Bruguez, onde está prevista a construção de acessos aos pequenos vilarejos localizados na área de influência.

Ruta PY12 en Paraguay Rota PY12 no Paraguay. (Foto: Foto Ministerio de Obras Públicas)

A execução é dividida em 4 lotes: o primeiro trecho começa no km 2,5 ao km 37,4, incluindo a melhoria do acesso a Nanawa. Em seguida, a seção 2 começará a partir daí até o km 80,2. Por sua vez, o trecho 3 irá do km 80,2 ao km 122,2 mais o acesso ao Ninfa e finalmente o quarto e último trecho irá cobrir os últimos 38 km ao km 160 junto com o acesso ao distrito de General Bruguez.

A melhoria desta estrada será de grande importância para a área, levando em conta que, com a melhoria desta estrada, a área terá um corredor de integração entre a Argentina e nosso país, enquanto promove o desenvolvimento do baixo Chaco paraguaio.

Várias intervenções estão planejadas ao longo desta rota para melhorar a estrada existente, incluindo pontes, terraplenos, obras de arte e segurança rodoviária. Também serão construídas três pontes: uma ponte de 100 metros sobre o rio Confuso no km 4,2; uma segunda ponte de 120 metros sobre o rio Negro no km 32,4; e, finalmente, uma terceira ponte pedonal de 120 metros sobre o braço norte do rio Pilcomayo no km 148,7.

Além disso, existem algumas soluções viárias em áreas urbanas para as cidades de José Falcón, Nanawa, Ninfa e Gral. Bruguez, assim como benefícios diretos para as populações indígenas estabelecidas em sua área de influência. Estima-se que a execução deste projeto gerará cerca de 750 empregos diretos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL