Paraguai aguarda fundos do Mercosul para obras

24 November 2014

frontera Paraguay Brasil

frontera Paraguay Brasil

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai está aguardando a aprovação do empréstimo não reembolsável por pouco mais de US$172 milhões por parte do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), para financiar as obras relacionadas com a segunda ponte que será construída no rio Paraná e que a unirá com o Brasil.

O MOPC disse em comunicado que “aguarda-se uma definição do Focem e espera-se que tudo seja concretado no mês que vem”. As obras por parte do Paraguai, além do acesso à ponte, incluem “a construção do Centro de Controle Fronteiriço com superfície de 12.000 m2, que abrangerá as oficinas de Migrações, Policia Nacional, Identificações, Aduanas, Portos, área de transportes Turismo e oficinas de controles sanitários”.

A construção da ponte demandará investimentos de US$100 milhões, será totalmente financiada pelo Brasil, e executada pelo consórcio local Construbase-Cidade-Paulitex. O início das obras está previsto para fevereiro de 2015, com prazo de execução de 36 meses.

Há algumas semanas, o Paraguai acusou o Brasil e a Argentina de reter a entrega desses fundos. Naquela oportunidade, o ministro da Fazenda desse país, Germán Rojas, declarou que o Paraguai devia lidar com o fato de der um país com menos poder econômico que seus vizinhos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL