Pará tem seu primeiro laboratório para pesquisas em construção sustentável

Em andamento, pesquisas para a produção de cimento de baixo carbono

Infraestrutura do LABTEC foi construída a partir de convênio da Hydro com Universidade Federal do Pará para estudar produção de cimento de baixo carbono.

Foto: LABTEC

A Hydro construiu a infraestrutura para o Laboratório de Tecnologia das Construções (LABTEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que realiza pesquisas para a produção de cimento de baixo carbono. Este é o primeiro laboratório deste tipo no estado.

O investimento na construção faz parte do convênio de cooperação técnica e científica da empresa com a UFPA. Com essa nova estrutura, o LABTEC tem como objetivo virar referência no desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis na região.

A construção das instalações do LABTEC teve um investimento de cerca de R$ 460 mil e durou cerca de sete meses. O laboratório já foi utilizado para seis dissertações de mestrado e estão em andamento no local quatro doutorados e outras seis dissertações de mestrado.

O LABTEC conta com 60 equipamentos para estudos em cimentos, concretos, argamassas, solos e ensaios ambientais. Entre eles estão um calorímetro isotermal, permeabilimetro Blaine e Aparelho de Vicat automatizados no laboratório. Esses materiais são utilizados na pesquisa de desenvolvimento de cimento de baixo carbono a partir do resíduo da bauxita.

Além disso, há uma prensa servo-hidráulica controlada, que serve para estudos em argamassas e cimentos e uma câmara climática, usada em estudos que exigem condições controladas de temperatura e umidade.

O laboratório dispõe ainda de equipamentos que avaliam o Potencial de Corrosão e de Reatividade Álcali-agregado e Retração, que servem para testar a durabilidade de concretos e argamassas.

O LABTEC foi criado em 2018, a partir da iniciativa de um corpo multidisciplinar de profissionais das engenharias, arquitetura e ciências exatas e naturais.

O laboratório faz parte da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo. O local está disponível para visita de pesquisadores de outras universidades.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL