Para IBGE, fatores macroeconômicos ainda afetam o desempenho da produção

Apesar da melhora do setor registrada em fevereiro, especialista do IBGE cita como prejudiciais pontos como desarranjo da cadeia produtiva, inflação em alta, alta de juros e desemprego.

Apesar da melhora da indústria brasileira em fevereiro, frente a janeiro, e também nos últimos quatro meses, fatores macroeconômicos que pressionam a oferta e a demanda permanecem afetando o desempenho da produção. A análise foi feita pelo gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo, responsável pela Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF).

Desarranjo da cadeia produtiva, inflação elevada, alta de juros, recuperação do mercado de trabalho ainda com 12 milhões de desempregos e renda sem crescimento são alguns dos pontos citados por ele para contextualizar a situação da indústria.

“Há uma melhora de comportamento, mas ainda permanece na nossa análise todos os fatores sobre os quais estamos falando há algum tempo. Desabastecimento das plantas industriais por insumos, encarecimento do custo de produção, um mercado de trabalho em recuperação, mas ainda caracterizado por um número grande de desempregados fora dele, uma massa de rendimentos que não avança... Há melhora na margem, mas esses fatores permanecem dentro do escopo de análise e dificultam alguma trajetória mais consistente de crescimento”, disse.

Na avaliação de Macedo, para além do crescimento específico do mês de fevereiro, que foi de 0,7% frente a janeiro, o desempenho dos últimos quatro meses mostra alguma diferença em relação ao comportamento observado ao longo de 2021. Entre novembro e fevereiro, a produção industrial teve taxas positivas em três dos quatro meses. No ano passado, foram apenas quatro altas ao longo dos 12 meses.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL